Prevenção ao uso de drogas pode ser matéria escolar
Estratégias de prevenção e combate ao uso de drogas entre crianças e adolescentes podem ser inseridas na grade curricular de escolas públicas e privadas de todo o país. É o que propõe o Projeto de Lei (4453/2012) de autoria do deputado federal Wellington Fagundes (PR/MT).
Pela proposta que tramita na Câmara dos Deputados, escolas brasileiras deverão desenvolver atividades pedagógicas com o objetivo de transmitir aos alunos informações sobre as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas.
Para o republicano a conscientização deve começar cedo. “As ameaças às crianças e jovens brasileiros, relacionadas ao uso e tráfico de drogas começam, infelizmente, na escola”, explica.
Os professores também passarão por cursos de capacitação, onde serão discutidas e apresentadas estratégicas didáticas para o desenvolvimento do projeto dentro das instituições. “Serão incluídos no currículo dos cursos de formação dos professores, em todos os níveis, conhecimentos a respeito de drogas e dos procedimentos de prevenção e de intervenção adequados”, afirma Fagundes.
Ação Integrada
Se aprovada a lei, o Ministério da Educação irá disponibilizar na internet espaço destinado à disseminação das melhores práticas de prevenção de drogas adotadas nos sistemas de ensino estaduais e municipais, além das diretrizes adotadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).
Comentários