Lúdio derruba mais uma pesquisa
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) suspendeu a divulgação de uma pesquisa do instituto Voice realizada em Várzea Grande para avaliar o quadro da disputa majoritária ao governo do Estado.
A decisão foi proferida nesta quarta-feira (24) pelo juiz Paulo Cézar Alves Sodré.
O levantamento foi realizado no segundo maior colégio com cerca de 170 mil votantes entre os dias 21 e 22 deste mês, com 600 entrevistados.
O magistrado atendeu a um pedido da coligação "Amor à Nossa Gente", encabeçada pelo ex-vereador de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT).
A suspensão se deu pelo fato de o instituto não ter simulado uma disputa entre o petista e a ex-secretária de Estado Janete Riva (PSD) num eventual segundo turbo.
“Tal direcionamento, ainda que prescinda de má-fé, é amplamente vedado pelos tribunais especializados, tendo inclusive esta corte se manifestado em oportunidade pretérita”, diz o juiz em trecho do despacho.
A Voice simulou o quadro de segundo turno apenas entre o senador Pedro Taques (PDT) contra Lúdio, sem a social democrata.
“Conforme demonstrado nos discos, ao realizar a coleta dos dados, o instituto de pesquisa limitou os questionamentos quanto a um eventual pleito em 2º turno oferecendo aos eleitores somente duas possibilidades de enfrentamento e em ambas constando o candidato Pedro Taques como se este necessariamente lograsse êxito no dia 5 de outubro”, citou.
O juiz não proibiu a divulgação dos números para Senado Federal, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Paulo Cézar Alves Sodré estipulou multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento da decisão judicial. O instituto já solicitou outra pesquisa ao TRE que entrará em campo nos próximos dias.
Comentários