Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Sexta - 26 de Setembro de 2014 às 10:08

    Imprimir


Tony Ribeiro/MidiaNews
A Polícia Federal deflagra a sexta fase da Operação Ararath, em Cuiabá
A Polícia Federal deflagra a sexta fase da Operação Ararath, em Cuiabá

A Polícia Federal deu início, na manhã desta sexta-feira (26), à sexta fase da Operação Ararath, em Cuiabá.

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Cuiabá e na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, como parte das investigações conduzidas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso e a PF, para combater a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional.

O suplente de deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) é um dos alvos. Neste momento, agentes da PF fazem busca e apreensão em sua residência e escritório.

A Operação Ararath tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro em Mato Grosso.

O foco da investigação são pessoas e empresas que agiam como instituição financeira sem autorização do Banco Central e facilitavam a lavagem de ativos de origem ilícita, cujo dinheiro circularia num sistema financeiro paralelo sem controle e fiscalização.

Quatro pessoas já respondem a uma ação penal proposta pelo Ministério Público Federal e ainda estão em trâmite 13 inquéritos policiais (investigações).

Operação Ararath

A investigação teve início em 2011, com a finalidade de apurar a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional (operação clandestina de instituição financeira) e lavagem de dinheiro.

O grupo investigado utilizava-se de empresas de factoring (fomento mercantil) como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas e jurídicas no Estado, segundo a PF.

A primeira fase da Operação foi deflagrada em 12 de novembro. A segunda fase no dia 25 de novembro e a terceira no dia 16 de dezembro.

A quarta fase da Ararath foi neste ano, no dia 19 de fevereiro. A quinta fase ocorreu no dia 20 de maio. Na ocasião, foram presos o deputado estadual José Riva (PSD) e o ex-secretário estadual de Fazenda, Eder Moraes.  





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/402030/visualizar/