Pronamp é liberado para Mato Grosso pelo Banco Central
Médios produtores de Mato Grosso e demais unidades federativas do Centro-Oeste podem a partir de agora contratar operações de investimento por meio do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). Com isso os produtores que estão em dificuldades em obter recursos por meio do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) ganham mais uma alternativa de contratação de investimentos. O recurso poderá ser contratado através do Banco do Brasil que recebeu autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para a realização da operação.
A autorização do Bacen foi publicada nesta semana por meio da resolução nº 4.371. Até então regiões com Fundos Constitucionais de Financiamento não podiam realizar contratações de operações de investimento do Pronamp.
Os médios produtores possuem até o dia 28 de fevereiro de 2015 para solicitar o recurso. O limite de financiamento é de R$ 385 mil por beneficiário por ano safra, com taxa de juros de 5,5% ao ano.
A analista de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura de Pecuária de Mato Grosso (Famato), Karine Machado, comenta que os médios produtores que ainda aguardam aportes provenientes do FCO, para financiar seus projetos de investimento, podem procurar o Banco do Brasil e ver com seus gerentes a possibilidade de troca da fonte de financiamento.
A resolução autoriza ainda a realização de financiamento para a construção ou ampliação de armazéns destinados a guardar fibras e açúcar através do Programa de Construção e Ampliação de Armazéns (PCA).
Comentários