Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 10 de Outubro de 2014 às 11:27

    Imprimir


Danilo Bezerra/Olhar Direto

As vendas de veículos zero quilômetro registraram saldo positivo de 5,81% de crescimento em relação a agosto, contudo no ano as comercializações de carros novos apresentam queda de 3,38% no comparativo com o ano passado. Algumas concessionárias chegaram a oferecer "taxas zero" como forma de atração para o consumidor.

As vendas de veículos novos em Mato Grosso em 2014 somavam até setembro 91.976 unidades, volume inferior as 95.194 unidades do período em 2013. Somente em setembro o Estado comercializou 10.682 carros zero quilômetro, 5,81% a mais que os 10.095 de agosto e 2,12% a mais que os 10.460 de setembro do ano passado.

Conforme o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), Manoel Guedes, algumas concessionárias em setembro chegaram a abrir mão de seus lucros ofertando ao consumidor a chamada "taxa zero" com o intuito de encorajar a venda. Guedes comenta ainda que as montadoras também começam a investir em propaganda já prevendo pouco desempenho nas vendas nos próximos meses.

No desempenho anual apenas as motos e os comerciais leves apresentam saldo positivo nas vendas, com alta de 3,54% e 3,87%, respectivamente. As vendas de autos caíram 11,65% no ano e de ônibus 56,30%.

Ao se analisar o mês de setembro em comparação a agosto, o segmento de autos apresentou aumento de 7,27% na comercialização, comerciais leves de 5,64% e motos de 5,56%.

O segmento de caminhões foi o que registrou o melhor desempenho na variação mensal de setembro e agosto com alta de 8,95%. Em setembro 353 novos caminhões foram vendidos em Mato Grosso. “O que aconteceu foi que o BNDES liberou um número maior de financiamentos, possivelmente pela proximidade das eleições. Além disso, em outubro terminam os financiamentos pelo BNDES PSI, modalidade aplicável ao financiamento de veículos rodoviários, ônibus e novos caminhões. Assim sendo, os beneficiários dessa modalidade estão acelerando os processos e adiantando as compras”, explica o presidente da Fenabrave-MT quanto as vendas de caminhões.

Manoel Guedes comenta que 2014 será um ano difícil de superar as vendas de 2013, contudo o resultado poderá ser satisfatório se ao menos o setor conseguir igualar o atual desempenho com o anterior. "A grande preocupação atual é com a manutenção de empregos, que se torna cada vez mais difícil, já que as próprias montadoras já demitiram mais de 9 mil funcionários até agora”.

No Brasil as vendas de veículos zero quilômetro cresceram em setembro 8%, frente a agosto. Enquanto, no ano o desempenho negativo é de 7,9% ante o ano passado.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/402701/visualizar/