Lixo retirado de córrego lotou 25 caminhões-caçamba
Com a aproximação do período de chuvas, a Prefeitura de Cuiabá, começou um trabalho preventivo de limpeza no Córrego do Machado, na região do São Gonçalo Beira Rio. Até o momento, o lixo retirado lotou o equivalente a 25 caminhões-caçamba.
A ação se faz necessária para evitar que a água transborde e invada centenas de casa. Isso acontece devido ao grande volume de lixo jogado no córrego.
A retirada dos entulhos está sendo feita também em outros dois pequenos afluentes do córrego. Os primeiros trabalhos foram feitos em sua foz, e posteriormente na parte que corta o Parque Geórgia. O córrego Machado tem uma extensão aproximada de seis quilômetros e deságua no Rio Cuiabá.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Oscar Amélito, contou que os trabalhos foram iniciados nesta semana, mas sem prazo para terminar. “Tiramos de garrafas pet a sofá”, disse Oscar.
No início do ano, a Defesa Civil fez a remoção de 105 família que construíram casas e barracos às margens do córrego. As pessoas que foram transferidas, hoje moram em conjuntos habitacionais.
Conforme Oscar, os bairros Parque Geórgia e São Gonçalo Beira Rio, tem sido as áreas que mais preocupam a defesa nos períodos de chuva, pela facilidade que o córrego transborda.
A situação se repete ano após ano. No período de chuva, famílias que moram nesses bairros, sofrem com enxurradas, que causam diversos estragos materiais. O executivo municipal divulgou que aproximadamente 6.800 famílias residem em áreas de risco.
Em abril deste ano, por exemplo, uma enxurrada invadiu a casa de 350 famílias de nove bairros. Cerca de 80 famílias perderam tudo, entre alimentos, móveis e roupas. A situação de calamidade pública foi discutida pela Defensoria Pública, que destacou a necessidade de colocar fim nessas moradias.
Comentários