Em MS, só Campo Grande está preparada para enfrentar ebola Equipamentos para o transporte de pessoa infectada só estão disponíveis na Capital.
Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, apenas a capital Campo Grande conta com toda a estrutura necessária para combater, pelo menos minimamente, um possível caso da doença ebola.
Todas as outras cidades dependem da Capital para ajudar em casos extremos, o que dificulta em situações nas quais o tempo seria essencial para evitar a contaminação de outras pessoas.
No Estado, os equipamentos necessários para o transporte de pessoas infectadas e as roupas de isolamento, essenciais para evitar o contágio pelo vírus, estão disponíveis apenas em Campo Grande.
Caso haja suspeita da doença em qualquer um dos outros municípios de Mato Grosso do Sul, uma equipe treinada da Capital terá de se deslocar até a cidade onde se encontra o paciente para realizar o transporte até Campo Grande. Nesse meio tempo, a pessoa ficará exposta, correndo o risco de transmitir a doença.
O secretário estadual de Saúde, Antônio Lastória, explicou que no momento não tem como equipar todos os municípios sul-mato-grossenses. Mas ressaltou que Campo Grande está preparada para enfrentar a doença.
A reportagem, de Mariana Anjos e Rosana Moura, está na edição de hoje do jornal Correio do Estado.
Comentários