"Só o VLT ficará para o Pedro Taques concluir", diz Silval Para tanto, Silval Barbosa precisa entregar 15 projetos em três meses
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou que pretende deixar apenas a obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para ser finalizada pelo futuro governador Pedro Taques (PDT), que assume dia 1º de janeiro de 2015.
Ele afirmou que as obras ainda não concluídas pelo Estado – Centros de Treinamento (COTs), reforma do Aeroporto Marechal Rondon, trincheiras, duplicações de avenidas e, inclusive, a Arena Pantanal – serão entregues até 31 de dezembro deste ano.
Tony Ribeiro/MidiaNews
Governador Silval Barbosa (PMDB): "Eu acredito que só o VLT irá ficar para o próximo governo" “Eu acredito que só o VLT irá ficar para o próximo governo concluir. Essa é minha meta”, afirmou.
Para tanto, o Estado precisa entregar, até o dia 31 de dezembro, 15 obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
Entre as principais obras cujas liberações são ansiadas pela população estão as duplicações da Estrada da Guarita e da Avenida Jornalista Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), a construção da Via Parque do Barbado e a liberação das trincheiras do Tijucal e da Perimetral (Santa Rosa e Jurumirim).
Alguns projetos são menores ou estão próximos da conclusão, como é o caso do estádio orçado em mais de R$ 600 milhões e a recuperação das ruas localizadas no entorno do arena, bem como a Trincheira da Jurumirim, cuja finalização foi anunciada para os próximos dias.
Apesar de não informar a data de entrega de todos os projetos, a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), responsável pela fiscalização e condução das obras, afirmou, por meio de assessoria, que nenhum contrato – com exceção do VLT e suas obras complementares – possuem conclusão prevista para o próximo ano.
Tony Ribeiro/MidiaNews
Uma das obras já entregues pelo Governo do Estado, a ponte Professor Benedito Figueiredo, no Bairro Coophema Obras
O MidiaNews realizou um levantamento dentre as 27 obras listadas na página da Secopa – sendo uma delas o VLT, dividido em 14 projetos (implantação de trilhos e obras de mobilidade e infraestrutura), mas tratado como uma obra só e que não será analisado na reportagem, por ter sua conclusão anunciada pelo Estado para 2015.
Do montante, onze projetos foram concluídos: construção de duas pontes sobre o Rio Coxipó nos bairros Jardim das Palmeiras e Coophema, bem como a interligação das avenidas Antônio Dorilêo-Beira Rio e Fernando Corrêa-Arquimedes Pereira Lima; construção das pontes sobre o Córrego Gumitá e Rio Pari; duplicação da Avenida Juliano Costa Marques; pavimentação da Avenida Camboriú; construção da Trincheira Ciríaco Cândia (“trincheirinha”) e do Viaduto do Despraiado; e duplicação da ponte da Rodovia Mário Andreazza.
Com as conclusões já esperadas para as próximas semanas, por faltar detalhes como sinalização vertical e horizontal e iluminação, estão a duplicação da Rodovia Mário Andreazza – cujo prazo de execução expira em 10 de dezembro deste ano –, e a trincheira Jurumirim (“trincheirona”), que deveria ter sido finalizada em setembro, mas cujo contrato expira este mês.
Já em uso pela população, mas ainda não consideradas 100% concluídas, as obras do Viaduto Dom Orlando Chaves (sobre a Avenida da FEB) e da Trincheira do Verdão, na Perimetral, também precisam de obras complementares para serem entregues ao Estado.
Segundo a última atualização ao qual o MidiaNews teve acesso, o viaduto deveria ter sido entregue em julho e o contrato expira no dia 17 deste mês, devendo receber novo aditivo para conclusão até o fim do ano.
Lenine Martins/Secom-MT
Trincheira do Verdão, na Perimetral: já em uso pela população, onda ainda não foi concluída e recebida pelo Estado
Já a Trincheira do Verdão deveria ter sido concluída até 30 de julho passado e não recebeu novo prazo de execução. O contrato da obra, por sua vez, expira na próxima quinta-feira (16).
A Arena Pantanal, apesar de ter sido sede de quatro jogos da Copa do Mundo e outras partidas de futebol subsequentes – a última na noite de sexta-feira (10), entre a Seleção Olímpica Brasileira e a Bolívia –, teve sua entrega adiada por mais de 17 meses antes de ser considerada pronta para uso e ainda não foi recebida pelo Governo do Estado.
Segundo a Secopa, a obra passa por detalhes de acabamento, principalmente na chamada área de lazer, onde estão previstos o funcionamento de quiosques, restaurante e até mesmo um museu, após a realização da concessão do espaço.
Também faltam serem concluídos os dois lotes de pavimentação e restauração de ruas do entorno do estádio, sendo que o primeiro lote tinha previsão de conclusão em junho passado e o segundo, em setembro.
Enquanto o contrato do lote I (pavimentação) expira na segunda-feira (13) – sem nenhum novo aditivo ainda publicado pelo Estado –, o lote II (restauração) tem contrato com prazo de vigência até 24 de novembro
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Projetos em execução
Para cumprir a promessa feita por Silval, o Estado precisa “correr”, pelos últimos três meses de gestão, para concluir outros oito projetos que estão longe de serem finalizados, sendo que alguns, inclusive, ganharam aditivos recentemente para protelar sua entrega para dezembro deste ano.
Estrada da Guarita: parte da obra foi concluída, mas projeto deve ser concluído até o final do ano, segundo a Secopa Entre esses projetos estão os chamados COTs da Barra do Pari, em Várzea Grande, e da UFMT, em Cuiabá.
Esses duas obras, que deveriam ter sido entregues antes da realização da Copa do Mundo, em junho deste ano, estão com pouco mais da metade dos serviços executados e tiveram seus contratos aditados há 13 dias.
Na mesma ocasião, o governo também concedeu mais tempo para a conclusão da obra de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, que, assim como os COTs, frustrou a expectativa do Estado de ver tudo finalizado antes do Mundial de Futebol.
Segundo a Secopa, o terminal encontra-se com 70% da obra concluída.
Agora, as três obras têm previsão de conclusão para 22 de dezembro deste ano.
Na semana passada, outra obra que recebeu mais um aditivo de prazo foi a reestruturação da Avenida Oito de Abril e revitalização do Córrego Mané Pinto, que agora são esperados para o dia 23 de dezembro.
Tony Ribeiro/MidiaNews
Via Parque do Barbado: projeto segue com o contrato suspenso desde o dia 1º de agosto Obra que demorou – e muito – para ser iniciada e que precisou ser dividida em dois lotes (sendo que a segunda parte foi entregue ao Município para execução), a construção da Via Parque do Barbado tem como prazo de entrega a próxima quinta-feira (16), mas encontra-se com o contrato suspenso após o Ministério Público Estadual (MPE) criticar a falta de transparência no pagamento da obra.
A duplicação da Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), por sua vez, está com pouco mais de 50% dos trabalhos finalizados, mas o prazo de entrega expira este mês, sem que a obra tenha condições de ser concluída.
O contrato da obra expira em 30 de dezembro e nenhum pedido por um novo aditivo foi informado pelo Estado.
A duplicação da Estrada da Guarita é outro importante projeto de mobilidade que ainda não foi entregue pelo Estado.
Com 80,5% do projeto concluído, a obra ganhou mais tempo da Secopa para ser entregue. Agora, o prazo de conclusão da obra é, também, dezembro deste ano.
Córrego Mané Pinto e Avenida Oito de Abril: entrega da obra já foi aditada pelo Estado Outra obra que foi interditada em agosto deste ano, a Trincheira Santa Rosa não teve sua situação atual informada pela Secopa. No site da pasta, a obra segue “sem contrato”, uma vez que o prazo de execução da obra expirou em julho deste ano, enquanto a vigência encerrou em agosto passado.
Obra já entregue parcialmente no início do ano, o Complexo Viário do Tijucal – formado por um viaduto, já em uso, e uma trincheira, ainda em construção – já teve 69,9% do projeto concluído.
O contrato prevê a entrega da obra para 31 de outubro deste ano, enquanto o contrato segue com vigência até 31 de dezembro deste ano
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