Deputados cobram mais segurança
Os deputados estaduais Ezequiel Fonseca (PP) e Zeca Viana (PDT) cobraram do secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, uma solução imediata para os problemas de insegurança e medo que assolam a população de Primavera do Leste (distante 234 quilômetros de Cuiabá).
Dentre os problemas apontados pelos parlamentares está a falta de efetivo. Conforme dados divulgados, somente no ano de 2013 foram registrados 40 homicídios na cidade.
Nos primeiros dez meses de 2014 já foram contabilizados 39 homicídios.
Ezequiel cobrou do secretário reforço da segurança e sugeriu a criação de uma solução imediata, como uma força tarefa, a fim de combater a alta taxa de crimes.
Também participaram os vereadores presentes eram Daniel Pascoal, Edgar dos Santos, Leonardo Bortolin, Carmen Bete, Waldecir, Antonio Marcos, Irineu Junior e Josafá Martins.
Segundo eles, a situação está incontrolável, por isso a necessidade do aumento de policiamento.
Durante reunião, o secretário de Estado foi informado da realização de uma manifestação pública no próximo domingo (19), a partir das 16 horas, com intuito de chamar a atenção do poder público sobre o problema.
Também foi discutida no encontro, a aprovação em caráter de urgência no ano de 2013 da Lei Delegada, pela Câmara Municipal, que possibilita o executivo municipal a pagar horas extras ao efetivo policial para que possa trabalhar nas horas vagas.
No entanto, a lei foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) que não admitiu utilizar usar o dinheiro público para essa finalidade.
Na Assembleia Legislativa tramita o projeto de lei 222/2014 que visa à aplicação de Lei Delegada que possibilita aos municípios o aumento de efetivo através do pagamento de horas extras aos policiais.
Por sua vez, os vereadores pediram a ajuda dos deputados Ezequiel Fonseca e Zeca Viana na aprovação da proposta.
Comentários