Cuiabá: fiscalização da prefeitura contribui para redução de queimadas
De 1º de janeiro a 21 de outubro deste ano, a prefeitura emitiu 1,1 mil notificações para limpeza de terrenos baldios. A fiscalização dos terrenos, realizada por fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contribuiu para a redução do índice de queimadas urbanas registrado na capital.
No período, foram aplicadas 97 multas para que proprietários de terrenos baldios promovessem a limpeza dos mesmos, enquanto em 2013 foram emitidas mais de cinco mil notificações e aplicadas 155 multas por falta de limpeza.
No que se refere à multas por queimadas, de janeiro a outubro deste ano foram aplicadas 160, contra 846 no ano passado. Mesmo com o fim do período de seca, o secretário municipal de Meio Ambiente em exercício, Zidiel Coutinho, afirma que as fiscalizações serão mantidas.
“Continuaremos com o mesmo trabalho durante o período chuvoso para evitar também a proliferação de focos do mosquito da dengue. Os fiscais estão distribuídos por bairros, fazendo levantamento dos terrenos sujos e atendendo às denuncias”.
Além do trabalho preventivo, realizado pelos fiscais de forma contínua durante todo o ano, a população e o clima também contribuíram para a redução das queimadas.
“As pessoas estão mais atentas aos cuidados e prevenções necessários nessa época do ano porque sabem que, além do meio ambiente, elas também sofrem os prejuízos causados pelas queimadas”, afirma o coordenador do setor de Terrenos Baldios e Calçadas da Secretaria de Meio Ambiente, Antonio Carlos de Oliveira.
Prevenção – a redução do índice de queimadas também é resultado do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Municipal. Durante o período de proibição, representantes do órgão realizaram campanha de orientação, esclarecimento e prevenção às queimadas urbanas nas escolas da Capital.
“Realmente, em 2014 registramos um número menor de queimadas. É muito bom saber que as pessoas estão mais conscientes sobre suas responsabilidades. A potencialização dos resultados é fruto do trabalho conjunto da Prefeitura de Cuiabá e de cada morador”, ressalta o coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito.
Comentários