Receita nominal em agosto cresce apenas 0,2% ante 2013
A desaceleração econômica em Mato Grosso provocou um crescimento de apenas 0,2% na receita nominal de agosto, em relação ao mês o ano passado. A revelação é da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (22). A mesma pesquisa em agosto de 2013 apresentava um aumento de 20,6% no comparativo com agosto de 2012, levando Mato Grosso a liderar o ranking nacional.
A pesquisa mostra ainda que em 2014, até o mês de agosto, o desempenho é de um acréscimo de 9,7% na receita nominal no setor de serviços, em relação ao período o ano passado. Enquanto isso, na variação dos 12 meses a alta é de apenas 10,2%.
O desempenho de agosto do Estado é menor que a média nacional de 4,5%, porém ao se analisar o crescimento do ano Mato Grosso apresenta nível maior que os 6,7% do país. O Distrito Federal é o que mais apresentou aumento na receita nominal do setor de serviços. Em agosto foram 13,2% ante o mês em 2013 e no ano 18,9%, revela o IBGE.
O setor de serviços prestados às famílias no Brasil foi o que maior crescimento apresentou no ano com resultado de 10,4%, seguido de serviços profissionais, administrativos e complementares com 7,7%, transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio 7,4% e por último serviços de informação e comunicação com alta de 4,6% no ano.
Comentários