Estado prepara liberação de trincheiras Jurumirim e Santa Rosa Complexos viários eram previstos para a Copa do Mundo e devem “desafogar” tráfego na Av. Miguel Sutil
As trincheiras Jurumirim (“trincheirona”) e Santa Rosa, na Avenida Miguel Sutil, devem ter o tráfego liberado ainda no mês de novembro, após mais de dois anos de interdições constantes para a execução das obras de mobilidade na Perimetral.
Conforme o MidiaNews apurou, a “trincheirona” – a obra mais extensa avenida – está recebendo os últimos serviços de sinalização e a previsão dentro da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) é de que o tráfego seja liberado ainda na próxima semana – leia mais AQUI.
Já no caso da Santa Rosa, a expectativa é de que nas próximas semanas, mas ainda no mês de novembro, meia pista de cada sentido na parte inferior da trincheira sejam liberados para aliviar o trânsito nas marginais da obra, que hoje registram grandes congestionamentos de motoristas que precisam cruzar a rotatória.
Dessa forma, com a liberação, as marginais ficam livres para serem usadas por quem quiser seguir para as avenidas Antártica e Lava Pés, em direção aos bairros da região.
Fontes do MidiaNews informaram que a obra do Santa Rosa já é considerada praticamente segura pela vistoria feita pela empresa terceirizada contratada pelo Estado – L.S.E. Engenharia –, que identificou rachaduras (fissuras) e infiltrações, mas nada que coloque em risco a segurança da população que utilizar a obra.
Com isso, o problema da interdição determinada pelo Ministério Público Estadual (MPE) estaria praticamente resolvida.
Segundo a fonte, a Secopa aguarda apenas a obtenção da licença ambiental por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), para que outras etapas da construção tenham continuidade e a liberação parcial da obra para uso seja feita.
Jurumirim
Com valor já estimado em R$ 46,6 milhões – R$ 7 milhões acima do previsto inicialmente –, a “trincheirona” de 960 metros está teve contrato assinado em março de 2012 e teve início em 17 de maio daquele ano.
Tony Ribeiro/MidiaNews
Trincheira Santa Rosa: expectativa é de que metade das pistas em cada sentido seja liberada para uso O consórcio responsável pela obra, Sobelltar-Secopa, é formado pelas empresas Elenco Construções Ltda (líder), Sobrenco Engenharia e Comércio e Construtora Tardelli Ltda, e já recebeu do Estado mais de R$ 39,9 milhões.
Também sob a responsabilidade do consórcio, o serviço de recapeamento asfáltico do trecho localizado entre os viadutos da Rodoviária e da Avenida do CPA já foi finalizado.
A última data prevista para conclusão da obra terminou em agosto passado. O prazo de vigência do contrato expirou no dia 27 de setembro.
Santa Rosa
Iniciada em 10 de junho de 2011, a obra da Trincheira Santa Rosa tinha previsão inicial de entrega para março de 2013, e estava orçada em R$ 23.374.107,80 milhões.
A obra da Trincheira Santa Rosa também era de responsabilidade da Ster Engenharia, mas foi assumida pela Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio no ano passado.
A obra teve seu contrato antigo – firmado com a Ster Engenharia Ltda. – suspenso em fevereiro de 2013, tendo executado apenas 25% da obra e recebido R$ 4 milhões pelo serviço.
Ao firmar o novo contrato com a empresa a Camargo Campos S.A. Engenharia e Comércio para que a obra fosse finalizada, o valor acertado foi de R$ 22,2 milhões e o prazo de conclusão – já reajustado – era até dezembro do ano passado.
Atualmente, a obra está orçada em R$ 26,3 milhões – somando-se o que já foi pago no primeiro e o valor do novo contrato – e, até o momento, teve o trânsito liberado parcialmente, apenas sobre a rotatória e as duas marginais (sentido Santa Rosa-Várzea Grande e sentido inverso).
A obra deveria ter sido concluída em julho deste ano. A vigência do contrato, por sua vez, expirou em agosto passado – mês em que os trabalhos foram suspensos, sem que um novo aditivo fosse publicado pela Secopa - leia mais AQUI.
Como fica o trânsito
Depois de pronta, a Trincheira da Jurumirim – que tem 960 metros de extensão – deverá atender a mais de 20 bairros nas regiões Oeste e Sul da cidade, como Coxipó, Parque Cuiabá, Jardim das Américas, Jardim Leblon, Bosque da Saúde, Bela Vista e muitos outros.
O motorista que vem da região do Coxipó com destino à Rodoviária, pelo trecho da atual rotatória da Avenida dos Trabalhadores, deverá passar por dentro da trincheira.
Já o motorista que deseja ter acesso à Avenida Fernando Corrêa da Costa deverá pegar a pista marginal do lado direito da rotatória para seguir o percurso.
No trecho da rotatória da Avenida Jurumirim, o motorista deverá fazer um “mergulho” na trincheira para seguir em direção ao Coxipó ou trafegar pela via marginal esquerda da rotatória para ter acesso ao Centro.
Já a Trincheira Santa Rosa, que tem 520 metros de extensão, deve revitalizar o fluxo de trânsito de diversos bairros, como Goiabeiras e Santa Rosa.
Depois que ela for liberada totalmente, quem segue pela Perimetral em direção à Rodoviária ou para Várzea Grande poderá “mergulhar” pela obra, deixando as marginais para distribuir o fluxo de quem segue para os bairros adjacentes.
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