Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 01 de Novembro de 2014 às 21:32

    Imprimir


Mais de 8 milhões de estudantes devem realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dia 8 e 9 de novembro. Conforme dados do Ministério da Educação (MEC), os mato-grossenses representam 2,06% desse número - ou 180.016 inscritos. Em Cuiabá, colégios e cursinhos pré-vestibulares se preparam para a última semana dos estudantes com uma programação mais tranquila. 


É o caso do colégio Master. Conforme o coordenador do 3º ano do Ensino Médio e do cursinho, professor Antônio Humberto, a hora é de revisão, mas também de pôr fim ao desespero. “Colocamos aos alunos que não adianta desespero. Quem se preparou durante o ano tem condições de fazer bem a prova”, disse.

Segundo ele, durante todo o semestre os estudantes fizeram uma revisão. E, diferente do passado, não existe mais o “aulão” na véspera da prova. “Na terça-feira (04), vamos fazer uma aula diferente”.

Trata-se de uma banda formada por professores, que cantam paródias com o conteúdo das matérias, uma forma moderna que vem sendo adotada por diversos educadores, para os alunos terem mais facilidades de decorar formular e outros conteúdos.

Antônio frisa que é um dia muito aguardado pelos estudantes, apesar de tratar de temas importantes, é um momento de descontração em meio à ansiedade.

Foi do colégio que saiu a aula aprovada em primeiro lugar no vestibular de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no Enem do ano passado. Beatriz Vilacian Almeida, na época com 18 anos. Quando ainda estava no ‘terceirão’, passou em Direito na UFMT, mas em dúvida, optou pelo cursinho até passar em medicina.

DICAS – A prova de redação é a que mais causa medo nos estudantes. Todo ano, as especulações sobre o tema é grande. Segundo professor Antônio, desde 1998, temas sociais foram os mais aplicados.

“Não tem como adivinhar, mas a linha sempre foi para temas sociais e ambientas. Dentro disso, problemas urbanos, cidadania, garantia de direitos, homem e natureza, são os mais trabalhados. Sendo assim, os alunos precisam ser capazes de argumentar e apresentar propostas conforme o que é pedido”, explica.

Além disso, o professor alerta aos alunos para a seriedade na hora de escrever o texto. “Tem gente que escreve, e no final deixa um recado, explicando que não estava bem no dia, por exemplo. Não dá, isso causa eliminação”, completou.

Outra orientação do professor é para que os alunos deixem os aparelhos celulares em casa. Ano passado, alguns estudantes foram eliminados por postarem em redes socais fotos do cartão de respostas e da prova, o que é inadmissível.

“Não levem o celular. No final da prova, se precisar ligar para alguém ir buscá-los, procure um orelhão. Não custa ficar longe do aparelho por duas tardes”, frisou.

TRANSPORTE E HORÁRIO – Para evitar choro, os portões se fecham às 13h horário de Brasília. Por isso, é importante estar no local de prova com até 1 hora de antecedência.

Os candidatos devem se atentar, por exemplo, para o número de frotas do transporte coletivo. Ao Diário, o Diretor de Transporte da Secretária Municipal de Trânsito (SMTU), Leopoldino Pereira de Queiroz, o plano de transporte será traçado na próxima semana.

“Estamos aguardando um levantamento da Educação para saber quais os pontos da cidade que vão receber o maior número de candidatos. Diante disso será montado um plano e esses locais vão receber reforço na frota”, finalizou. 





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/403607/visualizar/