Repórter News - reporternews.com.br
Primavera do Leste recebe Soja Brasil no dia 24 de novembro Equipe do Senar fará palestras sobre três temas em pelo menos 10 cidades
Começa no próximo dia 24 de novembro, em Primavera do Leste, o Programa Soja Brasil, considerado a maior expedição pelas lavouras de soja já realizada no país. A equipe técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) fará palestras sobre agricultura de precisão, tecnologia embarcada e Cadastro Ambiental Rural (CAR) em pelo menos 10 municípios nesta primeira etapa.
Com o tema "Informações estratégicas, decisões rentáveis", o engenheiro agrônomo e coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura, Alan Acosta levará aos produtores informações sobre a agricultura de precisão. O outro assunto é tecnologia embarcada. O objetivo é mostrar para o produtor, gerente, coordenador e operadores de máquinas agrícolas como a tecnologia pode ajudar a melhorar a produtividade.
A equipe técnica do Senar-MT também estará a disposição para esclarecer as dúvidas dos produtores. A Caravana do Soja Brasil é composta por uma carreta que se transforma num ambiente para palestras, reuniões e atendimento ao produtor. Neste mês de novembro, além de Primavera do Leste, a carreta passará pelos municípios de Campos de Julio, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Tapurah, Sorriso e Vera.
Soja Brasil
Com a coordenação técnica da Embrapa, o projeto Soja Brasil prestará uma consultoria avançada ao produtor brasileiro, que terá acesso a novas dicas e técnicas para obter mais produtividade. Na edição deste ano, o Soja Brasil também investe em capacitação, através da carreta do Canal Rural, que viajará pelos polos produtores para levar conhecimento e promover a troca de experiências entre os agricultores locais.
Esta é a terceira edição do projeto Soja Brasil. Na expedição da safra 2013/2014, foram percorridos 14 estados, 40 mil quilômetros, em mais de 100 dias de estrada. Duas equipes de jornalismo acompanharam de perto a produção de diversas fazendas, tanto de 100 hectares como de 10 mil hectares.
O projeto é realizado pelo Senar-MT, Canal Rural e Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil). A coordenação técnica é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. O patrocínio é de Basf e Mitsubishi Motors, com apoio de Yara Brasil Fertilizantes.
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).
Fonte:
Midia News
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/403775/visualizar/
Comentários