VLT só deverá operar quando os 22 Km de trilhos estiverem prontos;
A população de Cuiabá e Várzea Grande ainda terá de esperar algum tempo para usufruir do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Isso porque o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, disse em entrevista ao programa Chamada Geral, da Mega FM, que o modal só operará com passageiros quando os 22 quilômetros de trilhos estiverem prontos.
“Só iremos transportar as pessoas no VLT quando tivermos os 22 quilômetros prontos. Fora isto, acontecerão apenas testes. As pessoas terão a oportunidade de usufruir do mais moderno transporte público no final de 2015 ou início de 2016. Teremos o que há de mais moderno no mundo inteiro”, explicou o secretário.
A expectativa do Governo do Estado é que os trilhos cheguem ainda este ano a Cuiabá, já que a instalação começou em Várzea Grande: “Os trilhos deverão chegar ao Porto até o fim do ano, os trens provavelmente devem chegar também. Esta semana foi liberada a avenida da FEB nos dois sentidos e já foi feito um alargamento. O que falta fazer são as calçadas, a instalação dos trilhos e colocar a segunda camada de asfalto”, disse Maurício.
“Só os trens do VLT custaram R$ 495 milhões ao Governo do Estado. Destes, R$ 480 milhões já foram pagos para a empresa responsável. Tudo está dentro do cronograma e daquilo que se foi planejado pela Secopa”, argumenta o titular da pasta.
Transformações
Maurício afirmou que a área próxima ao Aeroporto Marechal Rondon está sofrendo diversas alterações por conta do novo modal: “Estamos fazendo o Centro de Manutenções (CM) do VLT, o Centro de Comando e Controle e o Terminal de Passageiros André Maggi, que será transferido para aquele complexo de nove hectares. É uma obra gigantesca que é onde ficará toda a infraestrutura dos trens do VLT”. Só no CM serão 11 quilômetros de trens.
Comentários