Sistema integrado pode aumentar lucratividade, aponta entidade de MS
A utilização de sistemas integrados que englobam a lavoura, a pecuária e florestas plantadas (Ilpf) podem aumentar a lucratividade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul e ainda contribuir com o meio ambiente e a produção sustentável, recuperando áreas degradadas e as incorporando ao processo produtivo.
O sistema será um dos temas dos temas do seminário “Biomassa e madeira nobre: Novas Oportunidades de Negócios”, evento do Programa Mais Floresta, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), emCampo Grande.
Conforme a Famasul, a proposta do sistema Ilpf é associar o plantio e manejo de árvores com pastagens e lavouras agrícolas para produzir madeira com qualidade superior e agregar valor ao produto final nos três cultivos.
“O sistema intensifica o uso da terra tornando o solo mais fértil, quebra o ciclo de pragas e doenças comuns em determinados cultivos além de diversificar a produção aumentando assim a renda do produtor”, ressalta o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, André Dominghetti, que ministrará a palestra “Componente Florestal no Sistema Ilpf”, no evento.
Sistema de integração consolidado pelos experimentos da Embrapa Gado de Corte, o Ilpf foi apresentado no ano passado em uma exposição realizada em Nova Iorque mostrando as potencialidades de Mato Grosso do Sul. A técnica foi apresentada em livro e representou o desenvolvimento do setor agropecuário do Estado.
Por se tratar de um sistema que reúne diferentes culturas, e apesar de ser uma alternativa que garante resultados positivos, o pesquisador reforça a importância do produtor fazer análise detalhada antes da implantação. “É preciso entender detalhadamente como funciona a integração e ter em mãos informações precisas sobre as tecnologias indicadas para a eficácia do sistema”, conclui o pesquisador.
Durante a palestra, os participantes terão acesso aos projetos em execução na Embrapa Gado de Corte a partir de diferentes sistemas produtivos como o cultivo de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Na ocasião, também serão apresentadas as regiões favoráveis à adoção do sistema e os benefícios ambientais gerados com a neutralização do efeito estufa a partir do plantio de eucaliptos
Comentários