Próxima obra da Copa a ser entregue homenageia filho de ex-governador Engenheiro José Luiz Garcia morreu na década de 80 em um acidente. Trincheira da Jurumirim em Cuiabá deve ser inaugurada na próxima terça (18).
Próxima obra de mobilidade urbana a ser inaugurada em Cuiabá, a trincheira da Jurumirim, como ficou conhecida, na Avenida Miguel Sutil, já ganhou nome. A obra faz homenagem ao engenheiro José Luiz Borges Garcia, que morreu no final da década de 80 vítima de um acidente automobilístico, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, na capital. Ele é filho do ex-governador de Mato Grosso, José Garcia Neto. O decreto do governador Silval Barbosa (PMDB) foi divulgado nesta sexta-feira (14).
Com atraso de um ano, a entrega oficial da trincheira está marcada para a próxima terça-feira (18). A obra integra o pacote de projetos que visavam melhorar o trânsito da capital durante o mundial. Após a Copa, o governo não deu mais prazos para a conclusão das mais de 30 obras que ainda faltavam ser concluídas. Em setembro, porém, Silval declarou que a Jurumirim deveria ser inaugurada até o final do mês passado. Mas, como aindafaltava sinalização, não pode ser liberada para o tráfego de veículos.
Formado em engenaria civil, José Luiz Borges Garcia foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e era membro do Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia (Crea-MT), além disso foi diretor administrativo e financeiro do extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (Dnos).
Também foi diretor da extinta Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat). No ano passado, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que foi eleito senador neste ano, apresentou um projeto para que o viaduto do Tijucal, também em Cuiabá, recebesse o nome do engenheiro. A sugestão foi acatada, mas outra obra foi batizada com o nome do filho do governador da época da divisão do estado.
Na proposta, o parlamentar argumentou que o engenheiro tinha executado obras de instalação de água tratada em todas as cidades de Mato Grosso, no período em que foi presidente da Sanemat, e ampliado os sistemas de Cuiabá, Campo Grande, Dourados e Corumbá.
A trincheira 'Jurumirim' é a maior de todas as trincheiras construídas em Cuiabá para a Copa e custará um total de R$ 48 milhões aos cofres públicos. Foi construída no trecho da Avenida Miguel Sutil entre a Avenida Dante de Oliveira, a 'Trabalhadores', e o cruzamento da Avenida Gonçalo Antunes de Barros (Jurumirim), nas proximidades do viaduto da Avenida Historiador Rubens de Mendonça.
Pai do homenageado, Garcia Neto faleceu em 2009 aos 87 anos. O corpo dele foi sepultado no cemitério da Piedade, em Cuiabá.
Comentários