No Centro-Oeste, MT é o estado que mais registra estupro Segundo o Anuário de Segurança, a maioria dos casos ocorre com meninas com idade entre 12 e 14 anos
Mato Grosso é o Estado do Centro-Oeste que mais registrou casos de estupro ano passado.
Segundo dados do 8º Anuário Brasileiro de Segurança, em 2013, foram confirmados 1.403 mil casos, dos 50 mil registrado em todo o Brasil.
Em uma população de 100 mil pessoas, em média, 44 foram estupradas, aponta o anuário.
De acordo com o levantamento, 35% das vítimas de estupro costumam relatar o episódio às polícias, segundo pesquisas internacionais.
Assim, é possível que o Brasil tenha convivido, no ano passado, com cerca de 143 mil estupros e, em Mato Grosso, tenham ocorrido 16 mil casos - ou nove por dia.
A maioria dos casos ocorre com meninas com idade entre 12 e 14 anos e em situações de vulnerabilidade ou baixa condição social.
“A violência ocorre, geralmente, dentro de casa e os agressores são conhecidos das famílias”, diz trecho do estudo.
Em diversos casos de ataque contra crianças, as vítimas não sabem que aquela ação é criminosa.
“A violência só é reconhecida e é registrada quando um adulto flagra”, enfatiza o estudo.
Em 2012, Mato Grosso registrou 1.204 casos de crimes contra a liberdade sexual. No mesmo período do ano passado, subiram 200 crimes no Estado.
Enquanto isso, em Goiás, foram 442 registros; em Mato Grosso do Sul, 1.263; e no Distrito Federal, 851.
Ainda segundo os dados, o crime de estupro - que, na maioria das vezes, é seguido de leão corporal -, pode resultar em morte.
Quando levadas consideração as mortes por agressão, incluindo aquelas não especificadas, 1.148 pessoas morreram no Estado.
Destas, 64,2% foram com armas de fogo e 35,8%, sem armas de fogo, que podem ter relacionamento com crimes sexuais.
Comentários