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Sexta - 21 de Novembro de 2014 às 13:39

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O Consórcio EEF – formado pelas empresas Engeponte, Enpa e Funsolos – ganhou mais dois meses para concluir a obra do Complexo Viário do Tijucal, na Avenida Fernando Corrêa da Costa. O prazo de execução da obra expirou em 31 de outubro.

O extrato do quinto termo aditivo ao contrato assinado pelo consórcio junto à Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) foi publicado no Diário Oficial que circulou nesta segunda-feira (17).

Segundo a Secopa, apenas o prazo de execução da obra foi modificado para o dia 30 de dezembro. O prazo de vigência do contrato, que já tinha data de expiração para 31 de dezembro, se mantém o mesmo.

Formada por um viaduto, uma trincheira e uma rotatória, o Complexo do Tijucal é uma das obras mais esperadas pela população, principalmente por servir de “cartão postal” da cidade, por servir de entrada/saída da região Sul da Capital, pela BR-364.

Orçada em R$ 36,6 milhões – R$ 6,5 milhões acima do que estava estipulado incialmente no contrato – a obra já consumiu R$ 29,8 milhões dos cofres públicos, conforme o último levantamento feito pelo MidiaNews junto ao Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado (Fiplan-MT).

Levando-se em conta o cronograma físico-financeiro da obra – baseado no quanto a obra custa e o quanto já foi pago à construtora –, pode-se afirmar que 81,1% da obra já foi concluída.

Fase atual da obra

De acordo com a Secopa, a construtora já finalizou a correção da rotatória no local e trabalha no acabamento dessa fase da obra, além de possuir frentes de serviço atuando na pavimentação do interior da trincheira.

O próximo passo do consórcio construtor é dar continuidade ao projeto de paisagismo do Complexo Viário, bem como fazer a instalação dos blocos de “New Jersey” (barreiras de concreto) e a sinalização de todo o local, antes da liberação para uso da população.

A obra

Celebrado em julho de 2012 entre o Consórcio EEF e a o Governo do Estado, o contrato 042/2012 (Complexo Viário do Tijucal) visa, além da construção do Complexo Viário do Tijucal, a restauração de um trecho de aproximadamente 1 km próximo ao Jardim Leblon.

O complexo foi dividido em dois subtrechos. No primeiro subtrecho, está prevista a construção de uma grande trincheira e de um viaduto, no entroncamento das rodovias federais, que recebem o nome de Complexo Viário.

A trincheira terá 740 metros de extensão e fará um “mergulho” na BR-364, levando até à Avenida Arquimedes Pereira Lima.

O viaduto, por sua vez, terá 520 metros e deverá fazer a ligação da BR-364 com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando por cima do trevo de acesso ao bairro Tijucal.

A ideia é de que a obra distribua o fluxo de quem chega à Capital da BR-364 em direção à Avenida Fernando Corrêa da Costa, daqueles que seguem para a rodovia, para o Centro ou para os bairros adjacentes, como Tijucal, Residencial Coxipó, Jardim Presidente e Jardim dos Ipês.

Já o segundo subtrecho compreende obras de drenagem e recapeamento da entrada da Avenida Miguel Sutil, no trecho localizado entre o viaduto da Avenida Fernando Corrêa até a Rua Bela Vista, no Jardim Leblon, somando aproximadamente 1 km.

O orçamento estimado para a execução dessa obra é de R$ 2 milhões e já está previsto no preço global de contratação do consórcio.

O pacote de Travessia Urbana, ao qual o complexo integra, também previu a construção de trincheiras (Santa Rosa, Verdão e Jurumirim) e um viaduto (Despraiado) na Avenida Miguel Sutil , além de um viaduto na Avenida Dom Orlando Chaves, em Várzea Grande.





Fonte: Mídia News

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