Educação no sistema penitenciário é discutida em Mato Grosso
A Escola Penitenciária da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos promoveu o I Encontro de Pedagogos e Educadores Físicos da secretaria e representantes da Educação no Sistema Penitenciário Estadual. O objetivo foi reunir os profissionais que atuam na área da educação no sistema e redefinir as atribuições desses perfis, promover um espaço para discussões acolhendo sugestões e propondo medidas para aumentar a segurança desses profissionais dentro das unidades. E também elaborar o Procedimento Operacional Padrão ( P.O.P.) da Educação.
As penitenciárias e a maioria das adeias públicas que possuem salas de aula em funcionamento, contam com representantes de suas Unidades tendo uma participação bem expressiva.
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas, esteve presente na abertura e falou sobre a importância da educação “Os servidores que trabalham com a a educação nas unidades, são de extrema importância para a humanização do sistema, e o processo de ressocialização dos recuperandos começa a partir da educação , onde eles se sentem mais valorizados como seres humanos”.
Um dos palestrantes foi o secretário adjunto de administração penitenciária coronel Clarindo Alves de Castro, que falou sobre a ressocialização através da educação apresentando dados relevantes sobre o sistema risional.
Dentre outros palestrantes, o diretor da escola estadual Nova Chance, Reginaldo Barata, discursou sobre a EJA Prisional e suas Especificidades, o diretor da cadeia pública de Várzea Grande, Gilberto Valias Rondon, falou sobre a Segurança dos Servidores dentro das Unidades Prisionais e também sobre o Processo de Construção do P.O.P. e as pedagogas Creuza Ribeiro e Carmem Giuntini da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande) de Rondonópolis, trazendo um Breve Histórico da Educação no Sistema Penitenciário de Mato Grosso.
Um ex-aluno da Escola Estadual Nova Chance fez um depoimento apresentando sua história de vida, relatando como a escola de Rondonópolis foi importante para a transformação de sua vida após o retorno ao convívio social. O Encontro permitiu que todos pudessem compartilhar suas experiências e apresentar os trabalhos que estão desenvolvendo na área da Educação dentro das Unidades.
Comentários