Operação Lei Seca terá o apoio da Marinha do Brasil
A Operação Lei Seca em Mato Grosso ganhou mais um aliado. Uma reunião operacional definiu a participação da Marinha do Brasil na ação. O objetivo é ampliar a fiscalização e a segurança realizando, inclusive, ações conjuntas de sensibilização e de combate ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores de embarcações fluviais e de veículos terrestres.
Segundo o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MT), tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar (BM) Átila Wanderley da Silva, a soma de forças com a Marinha contribuirá para evitar acidentes trágicos, que muitas vezes levam a morte.
“Essa ação integrada que conta agora com a participação da Marinha visa à aplicação da legislação e certamente será fundamental para a mudança de comportamento do condutor também nas embarcações”, disse o secretário executivo.
A Marinha irá fiscalizar, orientar e educar os condutores das embarcações para evitar abusos e acidentes: “Buscamos no cumprimento das diretrizes legais e nas ordens emanadas da autoridades marítimas a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana”, enfatiza o comandante da delegacia fluvial de Cuiabá, o capitão de corveta Alessandro Anilton Maia Nonato.
A participação da Marinha na Lei Seca está respaldada na Lei 9537/1997 – que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário e também na Normam 07 (Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Inspeções Navais), que prevê, inclusive, a fiscalização de condutores de embarcações em estado de embriaguez. A Marinha irá fiscalizar, orientar e educar condutores de embarcações em rios e lagos. Um dos locais que deve receber maior atenção é o Lago do Manso, onde diversos acidentes já foram registrados.
Comentários