Novo remédio pode diminuir malefícios do álcool no cérebro Droga diminui perda de células cerebrais e reduz chances de inflamação
Parece bom demais para ser verdade, mas cientistas afirmam ter descoberto um medicamento que reduz os efeitos nocivos do consumo excessivo de álcool. A equipe de cientistas da Universidade de Huddersfield disse que o composto reduz a perda de células do cérebro e diminui as chances de inflamação que são responsáveis pelas crises de alcoolismo.
O autor da pesquisa e professor da Universidade de Huddersfield, Page, contou ao Daily Mail que a equipe observou uma redução da perda de células cerebrais após as cobaias do estudo ― roedores ― tomarem o medicamento.
― O estudo descobriu que os efeitos nocivos do álcool foram reduzidos nos roedores. A droga é uma substância de fácil absorção, porém estamos com dificuldades de acham uma maneira dela chegar ao cérebro.
Segundo o pesquisador, isso ocorre porque o cérebro tem um sistema de proteção que separa o sangue por meio do fluido extracelular do local.
― Uma das coisas que o álcool faz é destruir algumas das células do cérebro que são importantes para a navegação e orientação. Por isso que eu e minha equipe trabalhamos 10 anos para descobrir essa droga. No futuro, pretendemos achar uma que seja ainda melhor.
Comentários