Tangará: testes rápidos para diagnosticar DST’s acontecem hoje na Praça da Bíblia
Hoje é o Dia Mundial de Combate e Prevenção do HIV e a Secretaria de Saúde de Tangará da Serra por meio do CTA/SAE promove o Mutirão HIV / DST. São seis consultórios disponíveis para atender a população na Praça da Bíblia, até às 16h.
De acordo com a enfermeira responsável pelo CTA/SAE, Cláudia Cunha, todas as pessoas acima de 16 anos podem realizar os exames. São testes rápidos ofertados a fim de detectar HIV (AIDS), sífilis, hepatite B e C. “Estamos aqui desde as 08 da manhã e vamos ficar até às 17 horas. Convidamos toda a população a partir dos 16 anos para realizar os testes, desde que tenham iniciado uma vida sexual”, destaca Claudia.
Ela ressalta que é importante que pessoas classificadas como grupo de risco realizem o procedimento. São consideradas de grupo de risco pessoas que passaram por algum tipo de cirurgia e necessitou de transfusão de sangue, compartilhou agulhas e seringas, praticou sexo sem uso de preservativo e fez tatuagem ou colocou piercing.
A responsável pelo CTA/SAE ressalta o sigilo em relação aos testes. “É sigiloso. A equipe é capacitada pelo Ministério da Saúde e temos uma qualificação antes da realização destes testes. O objetivo é orientar e testar para que quem precise inicie o tratamento precocemente. Temos uma preocupação muito grande porque o índice principalmente de HIV tem aumentado entre jovens a partir dos 14 anos e queremos fazer a detecção precoce dos casos”, finaliza a enfermeira.
Comentários