Black Friday perde força nos EUA e vendas caem 11% Vendas online conquistaram uma importância maior neste ano e a Black Friday teve a sua relevância para o comércio diminuída
As vendas de fim de ano nos Estados Unidos, que tiveram início na última semana - com feriado de Ação de Graças na quinta e a Black Friday na sexta-feira - caíram 6,4% em relação ao ano passado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, pela Reuters.
Segundo a publicação, os consumidores americanos gastaram, em média, US$ 380,95 no feriado prolongado de quinta à domingo, menos do que os US$ 407,02 gastados no período no ano passado. No total, os gastos caíram cerca de 11%, alcançando os US$ 50,9 bilhões neste final de semana.
Para o presidente e chefe executivo da NRF, Matthew Shay, os dados comprovam que há uma "mudança evolutiva" nas compras de férias dos consumidores e varejistas americanos e essa tendência deve continuar.
As vendas online conquistaram uma importância crescente neste ano e a Black Friday teve a sua relevância para o comércio diminuída.
Segundo a comScore, empresa especialista em análise de varejo, as vendas online nos EUA subiram 32% no dia de Ação de Graças e 26% na data da Black Friday.
Este feriado prolongado é visto como um indicador precoce do humor do consumidor no fim de ano, temporada que gera cerca de 30% das vendas e quase 40% dos lucros anuais dos varejistas.
Descontos relacionados ao vestuário, televisores e brinquedos foram os mais populares neste ano. Eles foram seguidos pelos jogos de videogame, artigos de decoração e as joias.
Lojas de departamento como a Macys foram as mais visitadas, seguidas por lojas de desconto como o Wal-Mart, Target e as cadeias de eletrônicos, como a Best Buy.
Segundo a NRF, quase dois em cada cinco consumidores fizeram compras online durante o fim de semana. No sábado, a empresa de pesquisa ShopperTrack disse que as vendas em lojas de varejo caíram em 0,5%.
De acordo com a RetailNext, outra empresa de consultoria, o tráfego geral de compradores da Black Friday caiu 14%, mas a média de gastos subiu 1,9%.
"As vendas na Black Friday foram muito decepcionantes. No entanto, varejistas conseguiram dirigir muitos consumidores para seus sites, o que pode ajudar nas vendas de fim de ano em geral", disse Shelley Kohan, vice-presidente da RetailNext.
A NRF manteve sua previsão de que as vendas do varejo devem subir 4,1% nesta temporada nos EUA.
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