Sucessão familiar ganha espaço na grade do Senar/MS em 2015 Assunto foi tema de dois cursos promovidos este ano pela entidade. Entidade vai ampliar número de cursos e carga horária.
Em razão do grande interesse pelo assunto, a questão da sucessão familiar ganha mais espaço na grade de capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS), em 2015.
Segundo o Senar/MS, em 2014 foram oferecidas duas turmas com 40 vagas do curso “Transformando herdeiros em Sócios”. A capacitação superou as expectativas iniciais e, por isso, serão programadas novas turmas para o próximo ano.
“Inicialmente oferecemos duas turmas com 30 vagas, mas tivemos que aumentar para 40. O feedback foi tão positivo que estamos programando novas turmas para 2015, com carga horária mais ampla e duração de quatro módulos”, comentou o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta.
O proprietário da Bio Rural, em Dourados, Nelson Arruda Fialho, foi o pioneiro do curso em sucessão familiar e estimulou este ano treinamento para 23 famílias que atuam no setor rural, clientes da empresa.
Depois de despertar para a necessidade dentro de casa, o empresário resolveu atender a demanda de outros produtores. “Além de empresário, sou produtor rural e tenho dois filhos, com 30 e com 26 anos. Preocupado com a participação deles nos negócios da família procurei saber mais informações sobre sucessão familiar. O resultado foi tão positivo que conquistamos o apoio do Senar/MS e já planejamos fechar mais turmas para o próximo ano”, revelou.
Fialho analisou que o curso é muito importante para preparar a continuidade do agronegócio regional e garantir a produção das propriedades. “Já conseguimos um grande avanço pelo fato das famílias discutirem o assunto, já que antes nem se conversava sobre a sucessão. No entanto, é preciso reforçar com os produtores que não existe um modelo padrão que atenda o público e que é preciso adequar os conhecimentos para cada realidade”, finalizou o produtor.
Comentários