Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Dezembro de 2014 às 19:17

    Imprimir


Um tribunal chinês condenou à morte oito pessoas acusadas de cometerem dois atentados terroristas na região autônoma de Xinjiang, onde vive uma maioria muçulmana. A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela emissora estatal de televisão, a CCTV. Outro cinco réus foram condenados à prisão perpétua.

Os ataques, que provocaram a morte de 40 pessoas, ocorreram em Urumqi. O primeiro foi realizado em 30 de abril, em uma estação ferroviária. O segundo, em 22 de maio, em uma rua comercial. A região de Xinjiang é palco de revoltas de minorias étnicas, principalmente uigures, que reclamam de terem sido marginalizados dos benefícios do desenvolvimento econômico da China.

Desde 2009, aproximadamente 200 pessoas foram mortas em confrontos étnicos na região. Atentados de uigures contra cidadãos chineses foram cometidos inclusive na capital do país, Pequim, e em Kunming.

Enquanto o governo afirma que os ataques são atos de terrorismo, os uigures defendem que são fatos isolados, sem articulação com grupos criminosos. Apesar do governo chinês manter em sigilo o número de execuções no país, organizações de direitos humanos afirmam que a pena capital foi imposta a cerca de 40 pessoas nos últimos meses.

Acredita-se que metade das condenações já tenha sido aplicada.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/405128/visualizar/