Sinop: vereadores cobram Centro de Educação Ambiental e Mini Zoológico
Os vereadores de Sinop querem melhorias para o Parque Florestal do município. Por isso, reivindicaram ao Poder Executivo, por meio de indicações encaminhadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a implantação de um Centro de Educação Ambiental e de um Mini Zoológico no local.
Conforme os parlamentares, a implantação do Centro de Educação Ambiental abrigará uma Biblioteca Ambiental, sala para promoção de palestras e atividades de sensibilização para os alunos das redes pública e privada de ensino de Sinop.
Já o Mini Zoológico é necessário porque o Parque Florestal é um local onde proporciona lazer à comunidade sinopense, área de visitação ampla, com um lago de 30 mil metros quadrados (m²) e uma nascente dentro da própria reserva. “A mata nativa permanece preservada, com várias espécies de animais silvestres. Com a implantação de um mini zoológico, isso será mais um atrativo natural, gerando lazer à sociedade e aos turistas, movimentando a economia local”, explicam.
MEIO AMBIENTE
Em outras indicações feitas à Secretario de Meio Ambiente, os vereadores de Sinop também mostram a necessidade da formação do Fórum Permanente de Sustentabilidade Mato-Grossense no município. “Após o 1° Fórum de Sustentabilidade, que ocorreu entre os dias 26 e 28 de abril deste ano, sentimos a necessidade da continuação desse trabalho. E, em Sinop, há um grupo de pessoas empenhadas em levar esse projeto em frente, para isso, elas precisam do apoio da Administração Municipal no sentido de definir profissionais para o Conselho Gestor”, salientam.
Ainda, os vereadores reivindicam que o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, instale placas que indiquem a travessia de animais que habitam as proximidades das reservas R1, R2, R3, R7, R10, R11 e R12, a fim de evitar acidentes de trânsito, nas avenidas e ruas próximas a essas reservas.
E em outra indicação relacionada ao meio ambiente, os vereadores também cobram ações da Prefeitura no sentido de conscientizar a população sobre os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), envolvendo a comunidade acadêmica e a população em geral. “Esse projeto visa uma mudança no comportamento da população em relação a elevada quantidade desperdiçada dia a dia pela simples falta de hábito da coleta seletiva [de lixo], sendo que, a reciclagem de materiais torna-se uma importante estratégia para solução de problemas ligados ao aumento da geração de resíduos, principalmente de resíduos não degradáveis, porém é necessário que primeiro haja uma colaboração dos cidadãos em separar o lixo e acondicioná-lo corretamente; um instrumento concreto de incentivo à redução, à reutilização e à separação do material para a reciclagem”.
Indicação é a proposição em que o vereador sugere medidas de interesse público ao Poder Executivo ou aos seus órgãos ou autoridades do Município, no sentido de motivar determinado ato ou de efetuá-lo de determinada maneira.
Comentários