Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Dezembro de 2014 às 10:53

    Imprimir


Os hospitais filantrópicos de Cuiabá (Hospital de Câncer de Mato Grosso, Hospital Geral Universitário, Hospital e Maternidade Santa Helena e Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá), suspenderam ontem os atendimentos eletivos e a partir do dia 25, quinta-feira, irão paralisar em 70% os atendimentos de urgência e emergência, inclusive nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Esta paralisação é devido à falta de condições financeiras e operacionais decorrentes do não repasse dos recursos referentes ao Teto de Média e Alta Complexidade do mês de outubro. O valor é proveniente do Ministério da Saúde, no entanto sua distribuição se dá por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Na última terça-feira (16) foi realizada uma reunião com o prefeito Mauro Mendes, mas não houve nenhuma data definida para o repasse dos valores.

Diante da situação, representantes das unidades de saúde enviaram oficio ao Secretario Municipal de Saúde, Secretário de Estado de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Conselho Regional de Medicina.

As instituições signatárias, assistidas pela Federação que os congrega, expõem sobre a suspensão das atividades por absoluta falta de condições financeiras e operacionais decorrentes do não repasse dos recursos, bem como os correspondentes a Rede Cegonha, Rede Urgência e Emergência, e os Recursos Extras Tetos (Rede Terapia Renal Substitutiva, Oncologia e Cardiologia).

A Federação informa ao prefeito que os valores referentes já foram disponibilizadas ao município em 06 de novembro último e também ainda pende de pagamento a competência de outubro e novembro referentes à Rede de Urgência e Emergência, também já disponibilizada ao município de Cuiabá, em 06/11 e 19/12, respectivamente.

Também, se faz necessário comentar, de que os valores referentes ao Teto Média Complexidade - competência 11/2014, ainda não foram disponibilizados pelo Ministério da Saúde. Sem data prevista a regularização. (Com assessoria)





Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/405939/visualizar/