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Tecnologia
Quarta - 24 de Dezembro de 2014 às 12:29

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Noticiamos no mês passado que o Google e a Mozilla estavam "conversando" sobre o futuro do Firefox, se a parceria de 10 anos seria renovada, e isso não aconteceu. A Mozilla Foundation anunciou que não renovou o contrato com o Google, e que agora terá o Yahoo como seu motor de busca nos EUA. E diferentemente dos tempos da parceria com o Google dessa vez a Mozilla não terá somente um motor de busca, a fundação irá fechar acordos individuais de acordo com cada país. Na Rússia, por exemplo, o navegador padrão será o Yandex e na China será utilizado o Baidu.

“Estamos muito animados com a parceria com o Yahoo para trazer uma experiência repensada de pesquisa para usuários do Firefox nos EUA com o melhor da web, e explorar formas inovadoras de buscar e consumir conteúdo juntos”, disse o diretor executivo da Mozilla, Chris Beard.

A Mozilla deu a entender que com parcerias locais haverá a possibilidade de "alinhamentos ideológicos" mais eficazes, mas não mencionou nada sobre dinheiro. O que é bastante curioso já que o Google tinha uma parceria milionária com a fundação, será que o Yahoo e esses parceiros locais irão contribuir com cifras tão altas como o Google? Recentemente houve uma grande confusão envolvendo a Mozilla, por causa de uma campanha para arrecadação de dinheiro para o Firefox. E rapidamente diversos sites pela internet associaram que o pedido de dinheiro por parte da Mozilla estaria associado que as receitas da fundação estão baixas, e que esse dinheiro seria repassado para manter o navegador. O diretor-executivo da Fundação Mozilla, Mark Surman e Denelle Dixon-Thayer lider dos assuntos jurídicos da fundação fizeram questão de desmentir os boatos. Os dois executivos ressaltam que as finanças da Mozilla permanecem "saudáveis" e que não há nenhuma ligação entre a campanha de arrecadação de donativos com uma queda da receita do Firefox.

Eu queria entender essa conversa de "alinhamento ideológico" da Mozilla, em trocar o Google pelo Yahoo e derivados, podemos considerar a independência na web que a Mozilla sempre buscou com o Firefox, mas tendo o Google como parceiro isso se tornava praticamente impossível. Mas com essa nova parceria eu acredito que vai ser muito mais vantajoso para o Yahoo do que para a Mozilla. Atualmente o Yahoo está muito distante do Bing que era um dos interessados nesse acordo com a Mozilla e anos luz de distância do próprio Google. Além da quota de mercado do Firefox que vem caindo, tendo atualmente 17% do mercado de navegadores.

Os números da parceria com o Google são impressionantes. Quase 100$ das receitas da Mozilla em 2013 vieram das buscas, comandadas pelo Google. Dos US$ 314 milhões em receita conquistados em 2013, US$ 306 milhões, ou 97% vieram das buscas. O último acordo assinado entre a Mozilla e o Google assinado no final de 2011 que expirou no mês passado, trouxe para a Mozilla US$ 275 milhões, ou um total de 88% de toda a receita em 2013.

Claro que a Mozilla pode estar meio "magoada com o Google, gosto sempre de mencionar o ótimo livro "A verdade por trás do Google" lançado no Brasil em 2013 pela editora Planeta, onde o autor Alejandro Suárez Sánchez-Ocanã destrincha diversos elementos que podem mudar a sua opinião sobre o Google. E no capítulo "Inimigos íntimos" o autor aborda sobre diversas parcerias que o Google angariou durante todos os anos de sua existência e claro não poderia de mencionar a parceria com a Mozilla Fundation. Através dessa parceria o Google criou o projeto intitulado "Chromium", de software livre para fundamentar as bases do design e desenvolvimento do navegador Chrome, bem como do sistema operacional Google Chrome OS. O objetivo do projeto era oferecer um navegador mais estável, veloz e seguro, que tivesse uma interface de usuário mais simples e eficiente.

Em meio a esse projeto o Google se aproveitou da parceria e segundo o jornalista Devindra Hardawar que publicou em 2011 noVentureBeat o Google roubou muitos dos avanços tecnológicos da Mozilla. Enquanto o gigante das buscas oferecia apoio técnico e financeiro ao Firefox, seus engenheiros estavam aprendendo com eles. E com isso ficou bem mais fácil desenvolver o Google Chrome que tempo depois passaria por cima do Firefox de forma brutal.

Tendo isso em mente fica claro o porquê a Mozilla queria porque queria se desvincular do Google. Mas escolher o Yahoo e motores de busca que não irão oferecer um terço da renda provinda pelo Google pode ser um grande erro no futuro para a Mozilla, posso estar enganado, só o tempo dirá.

E você o que acha da troca? Deixe seu comentário abaixo.





Fonte: Newsfirts, Computer Worlds

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