Candidatos prometem adotar perfil técnico para secretários
O prefeito aproveitou para já citar como exemplo em sua atual gestão as secretarias de Planejamento e Ação Social que, segundo ele, são guiadas por profissionais da área. “Quero secretários que sejam bons gestores e administradores”, disse o republicano.
O petista Juca Lemos também adotou um discurso semelhante. Disse que 80% dos cargos de confiança serão ocupados por servidores de carreira. “Antes temos que dar uma enxugada na máquina, pois tem muito penduricalho por aí”, reclamou. Juca ainda prometeu evitar fazer o mesmo que o ex-prefeito Zé do Pátio (PMDB), que aceitou indicar Darci Lovato para o comando da Companhia de Desenvolvimento de Rondoníopolis (Coder) atendendo um pedido, segundo Juca, do presidente da Assembleia, José Riva (PSD).
Percival também lembrou a necessidade de montar um governo com uma “cara” mais técnica e destacou que vai trabalhar com metas para manutenção de secretários nos cargos. “Vou ver os indicadores e, se forem baixos, o secretario não vai ficar”, disse. No Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), por exemplo, o deputado ressaltou a preferência por um engenheiro sanitarista.
Outro ponto que chamou atenção no encontro foi que os 3 candidatos negaram a intenção de privatizar o serviço de saneamento e abastecimento de água da cidade. Ananias chegou a prometer encaminhar um projeto à Câmara proibindo a venda do Sanear por um período de pelo menos 20 anos.
A saúde também foi um tema amplamente abordado, sendo alvo de críticas pelos 3 postulantes. Percival ressaltou que o setor será prioridade. “A situação está muito complicada e vamos ter que agir e ampliar o serviço". Eles também apresentaram propostas para o comércio informal aos distritos industriais.
Comentários