Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 27 de Dezembro de 2014 às 18:33

    Imprimir


O descrédito e os altos índices de desaprovação da gestão do governador Silval Barbosa (PMDB) refletiram no resultado das eleições deste ano.

Nenhum dos integrantes do primeiro escalão que entrou na disputa eleitoral, tampouco o vice-governador Chico Daltro (PSD), conseguiu a vitória nas urnas.

Além de Daltro, também disputaram as eleições os ex-secretários de Cultura, Janete Riva (PSD); de Administração, Francisco Faiad (PMDB); de Desenvolvimento e Agricultura Familiar, Meraldo Sá (PSD), e o de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PP).

Ex-secretário de Cidades e vice-governador, Chico Daltro obteve 47.340 votos para Câmara Federal Durante a gestão de Silval, Chico Daltro acumulou, além da vice-governadoria, o cargo de secretário de Estado de Cidades.

Em fevereiro deste ano, ele acabou deixando o comando da pasta, ocasião em que foi lançado pré-candidato ao Governo pelo PSD.

No entanto, o projeto de concorrer a um cargo majoritário não engrenou e o pessedista acabou disputando uma vaga na Câmara Federal.

Daltro recebeu 47.340 votos e não foi eleito. Apesar da votação expressiva (11ª no quadro geral), Daltro não tem qualquer chance de chegar a Brasília, já que o partido não elegeu nenhum deputado federal.

A ex-secretária de Cultura, Janete Riva, entrou na disputa ao Governo do Estado, após seu esposo, o deputado José Riva, ter o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa.

Com pouco mais de 20 dias de campanha, ela ficou apenas na terceira colocação na disputa, com 144.440 votos, o que representou 9,92% dos votos válidos, atrás do governador eleito Pedro Taques (PDT) e de Lúdio Cabral (PT).

Disputa pela Assembleia

Os demais ex-secretários disputaram uma vaga para a Assembleia Legislativa. Meraldo Sá obteve 18.006 votos e ficou com a segunda suplência do PSD, que elegeu quatro deputados.

Contudo, com a morte do deputado eleito Walter Rabello, o primeiro suplente Gilmar Fabris assumirá uma cadeira no parlamento e, consequentemente, Meraldo ficará na primeira suplência.

Francisco Vuolo (PP), por sua vez, obteve 12.781 votos e Francisco Faiad (PMDB) teve 10.042 votos. Ambos figuram apenas como suplentes de seus partidos.

Tony Ribeiro/MidiaNews

Eder Moraes ensaiava candidatura, mas após prisão na Operação Ararath desistiu da disputa “Balão de ensaio”

Outro que fez parte do staff do governador Silval Barbosa e que tinha a pretensão de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa foi o ex-secretário da Copa, Eder Moraes.

Neste caso, no entanto, não houve sequer a candidatura. Isto porque, Eder desistiu do projeto após ser preso durante a quinta fase da operação Ararath, desencadeada pela Polícia Federal, em 20 de maio deste ano. 





Fonte: Mídia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/406121/visualizar/