Feliz Natal: manejo sustentável em assentamento beneficia 290 famílias
Durante o lançamento do projeto que contou com a participação de aproximadamente 500 pessoas, o deputado federal Eliene Lima (PSD) destacou a importância do projeto para melhorar a qualidade de vida das famílias que habitam no assentamento e lembrou os inúmeros programas do Governo Federal que permitem investimentos nas cidades. "Neste ano, a presidente Dilma Roussef (PT) destinou R$ 23 bilhões para o Plano Safra. Os brasileiros que tem pequenas propriedades são responsáveis pela produção de 70% dos alimentos, e tem acesso a programas como Água para Todos, Luz para Todos, créditos, estradas", pontuou.
Na visão do parlamentar, é essencial investir no pequeno produtor. "A agricultura familiar é fundamental, agora o Poder Executivo e as bancadas federal e estadual devem atuar para trazer qualificação profissional, estradas, incentivo para produção industrializada para desenvolver a região",argumentou o deputado federal.
O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), apoia o projeto e solicitou junto aos dois órgãos, a análise do projeto, durante reunião com representantes, realizada em maio.
De acordo com o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-MT), Valdir Barranco, o projeto proporciona melhoria para as 290 famílias assentadas, pois garante alternativa de renda com o plano de manejo florestal. "Este projeto será modelo para os demais assentamentos de Mato Grosso. Em uma reunião, a presidente disse aos 30 superintendentes do país que não quer que os assentamentos fiquem a mercê da sorte e nos orientou para lutar pela melhoria na qualidade de vida, com garantia de água, habitação, assistência técnica, máquinas agrícolas, luz, acesso aos créditos. O assentamento P.A Ena é referência no Estado", afirmou.
Representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) no evento, Vinícios Alves Santos, lembrou que o órgão está dando os encaminhamentos necessários, já que vai atingir inúmeras famílias. "Temos como prioridade, dar celeridade na parte técnica do plano de manejo e juntamente com o Incra, que é parceiro e está fazendo a sua parte em acompanhar os trabalhos, proporcionamos a alegria dessas pessoas que poderão explorar de maneira sustentável".
Comentários