Autoridades recuperam 30 corpos de avião da AirAsia Aeronave levava 162 pessoas e voava da Indonésia para Cingapura
As autoridades indonésias informaram nesta sexta-feira (2) que recuperaram 30 corpos das 162 pessoas que viajavam a bordo do Airbus 320-200 da AirAsia, que caiu no mar de Java no último domingo (28).
A Basarnas (Agência Nacional de Busca e Resgate) da Indonésia falou em 30 corpos: dez em Surabaia, cidade da ilha de Java de onde partiu o voo e onde muitos familiares das vítimas aguardam notícias, oito a caminho de Surabaia, quatro em Bornéu e oito a bordo das embarcações que os tirou do mar.
Um avião de vigilância Orion P-3C, emprestado pela Coreia do Sul, avistou outros seis corpos, três ainda sentados nos assentos e com o cinto de segurança afivelado, segundo o jornal indonésio Detik.
O comandante do operação de resgate indonésio Bung Tomo, o coronel Yayan Sofiyan, declarou hoje ao canal de televisão local MetroTV que as equipes acreditam ter localizado uma parte da cauda do avião. "Essa parte da aeronave está no fundo do mar, a cerca de 29 metros de profundidade", disse o militar.
O diretor da Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, disse, no entanto, que essa informação ainda não foi confirmada. As operações de resgate foram suspensas até sábado (3) porque anoiteceu na Indonésia, embora prossigam os trabalhos para localizar a fuselagem do aparelho e as caixas-pretas.
O voo QZ-8501 da AirAsia decolou de Surabaia em 28 de dezembro e tinha previsto aterrissar cerca de duas horas depois em Cingapura, mas caiu no mar de Java no meio do caminho. A aeronave transportava 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cidadão de Cingapura, de um total de 155 passageiros e uma tripulação de sete pessoas.
O piloto chamou a torre de controle na Indonésia quando sobrevoava o mar de Java ao sul de Bornéu e solicitou permissão para virar à esquerda e subir desde os 32 mil pés de altitude (9,76 quilômetros) até os 38 mil (11,59 quilômetros) para tentar evitar uma tempestade.
A torre de controle aprovou a manobra nesse momento mas, quando alguns minutos depois chamou o piloto para aprovar uma ascensão só até os 34 mil pés, já não pôde estabelecer contato. A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate à qual se somaram vários outros países.
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