Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 05 de Janeiro de 2015 às 23:31

    Imprimir


A participação das ações preferenciais da Petrobras (as mais negociadas, com prioridade na distribuição de dividendos) caiu quase pela metade, de 8,7% para 4,681%, na nova composição da carteira do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, divulgada nesta segunda-feira (5) pela BM&FBovespa.

A nova composição do Ibovespa irá vigorar até abril de 2015. A carteira registra a entrada de Multiplan ON e confirma o encolhimento na composição do principal índice da bolsa, com o total de papéis listados passando de 70 para 68 ativos de 64 empresas.

A versão divulgada nesta segunda com base no fechamento do pregão de 2 de janeiro manteve a exclusão dos papéis da construtora e incorporadora Rossi Residencial, da empresa de logística Cosan Log e das preferenciais da distribuidora paulista de energia Eletropaulo.

Perdas da Petrobras
Com a atualização, a Petrobras também saiu do IDIV (índice de empresas que mais pagam dividendos aos acionistas).

Os papéis da petroleira fecharam o ano de 2014 com perda de mais de 37%.

No centro de um escândalo de corrupção, a companhia informou no final de dezembro que divulgará neste mês o balanço do terceiro trimestre de 2014, sem o relatório do auditor externo.

A companhia pode entrar em default técnico em algumas de suas dívidas externas se credores aderirem a uma campanha para forçá-la a acelerar as possíveis baixas contábeis devido ao gigante escândalo de corrupção que envolve a petroleira.

Itaú e Bradesco passam a ter o maior peso no Ibovespa
A ação preferencial do Itaú-Unibanco permenece como a de maior peso no Ibovespa, mas teve a sua fatia elevada, de 9,98% para 11,231%. Já o papel Bradesco PN subiu de 7,64% para 8,607%, desbancando a Petrobras como o segundo ativo de maior peso no índice.

Completam o top 5 do Ibovespa: Ambev S/A ON (7,126%) e Vale PNA (4,358%).

A BM&FBovespa divulga regularmente três prévias das novas composições dos índices: a 1ª prévia, no primeiro pregão do último mês de vigência da carteira em vigor; a 2ª prévia, no pregão seguinte ao dia 15 do último mês de vigência da carteira em vigor e a 3ª prévia, no último pregão de vigência da carteira em vigor.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/406492/visualizar/