Kátia Abreu revela ter desafio de ampliar a classe média rural brasileira
Implantar a Escola Brasileira do profissional da Agricultura e Pecuária, ampliar a classe média rural brasileira e consolidar um planejamento nacional de defesa agropecuária. Estes são os desafios os três desafios apontados pela ministra Kátia Abreu para serem desenvolvidos e cumpridos durante a sua gestão. A ex-senadora do Tocantins recebeu nesta segunda-feira (05) o cargo de seu antecessor Neri Geller.
Em seu discurso a primeira mulher ministra da Agricultura revelou que o desafio de ampliar a classe média rural foi determinado pela presidente Dilma Rousseff. A meta é em quatro anos dobrar a classe média rural. Segundo Kátia Abreu, hoje o Brasil possui mais de cinco milhões de produtores rurais dos quais 70% estão distribuídos entre as classes D e E e 6% nas classes A e B. Cerca de 800 mil ou 15% dos produtores estão na classe C.
Outro desafio é a Escola Brasileira do profissional da Agricultura e Pecuária. “Uma escola que capacite, forme e fortaleça os profissionais do sistema público da agricultura dos municípios, estados e do Ministério da Agricultura. O terceiro e importante desafio é consolidar um planejamento nacional de defesa agropecuária, construído por meio de parceria do poder público, iniciativa privada e nossa valorosa Academia. Queremos solidez técnica para garantir confiabilidade para os nossos consumidores no Brasil e no mundo. A meta é garantir padronização, transparência e segurança", declarou Kátia Abreu.
Para Neri Geller os resultados obtidos em sua gestão foi decorrente ao corpo técnico do Ministério que o acompanhou. Em discurso de despedida pontuou que no último ano o governo federal conseguiu levar o setor produtivo para dentro do órgão. “Trouxemos o setor para dentro do Ministério e lutamos pelos principais interesses do segmento do agronegócio, como crédito farto para a produção, defesa da qualidade e segurança dos nossos alimentos e a retomada e abertura de novos mercados internacionais”, pontuou o ex-ministro Neri Geller.
Como o Agro Olhar já comentou Neri Geller deve nos próximos dias decidir seu futuro dentro do governo Dilma Rousseff, visto convites terem sido feitos. A possibilidade maior é que p ex-ministro assuma o comando da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).
Comentários