Governo adia por 90 dias obrigatoriedade do extintor Produto sumiu do mercado por causa de norma que começaria a vigorar no último dia 1º
O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (5), o adiamento por 90 dias da obrigatoriedade do uso, em veículos, de extintores de incêndio com carga tipo ABC. Com isso, o extintor só deve ser obrigatório a partir de abril.
A norma, que previa o início da fiscalização em dia 1º de janeiro, provocou uma corrida aos postos de venda, sobretudo por parte dos proprietários de carros fabricados antes de 2009, que vinham com extintores BC, menos poderosos que o ABC. O produto, então sumiu do mercado.
O desrespeito à regra será considerada infração grave, que custa ao motorista cinco pontos na carteira e uma multa de R$ 127,69,
“O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), determinou nessa segunda-feira (05/01) adiar por 90 dias a obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga ABC”, afirma nota do Ministério das Cidades sobre o assunto. “O último prazo estabelecido pela resolução n° 333/2009 para os motoristas se adequarem a norma foi 1º de janeiro de 2015”.
“O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução que revogará o prazo”, prossegue o texto.
Comentários