Zaque irá mapear grupos criminosos nas 5 maiores cidades Plano desenvolvido por Pedro Taques prevê a execução de 66 ações em 100 dias
O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque, irá cumprir, de acordo com o "Plano de 100 dias" assinado na última sexta-feira (02), 66 ações voltadas para diminuir os índices de criminalidade no Estado.
Segundo o secretário, a Segurança é a pasta com o maior número de metas. O plano, desenvolvido pelo governador Pedro Taques (PDT), está subdivido em seis termos de compromisso.
A principal meta é a implementação dos programas "Pacto Pela Vida" e "Fica Vivo", já desenvolvidos em Pernambuco e Minas Gerais.
Segundo Taques, o projeto será adaptado a realidade do Estado.
“Lá em Minas, o programa]recebe o nome de 'Fica Vivo', em Pernambuco de 'Pacto Pela Vida'. Estamos fazendo a adaptação para a nossa realidade geográfica, cultural e populacional. O projeto está sendo desenvolvido com o auxilio do Fábio Galindo, promotor de Justiça de Minas que veio para nos ajudar nesta caminhada”, disse.
"O efetivo é algo que nos preocupa. Estamos passando por um momento de enxugamento da máquina e essa é também uma meta da Segurança Pública"
Entre as ações desenvolvidas no programa "Pacto Pela Vida" está a elaboração de um estudo de grupos criminosos e "zonas quentes" de criminalidade nos cinco maiores municípios do Estado; modelo e execução de monitoramento intensivo de segurança; e um diagnóstico contendo a lista de criminosos com perfil que impactam de forma contundente nos índices de segurança pública.
Já o programa "Fica Vivo" prevê a implementação de um programa de capacitação dos policiais para atuarem como polícia preventiva; lançamento da tropa em áreas definidas como prioritárias; e interlocução com Associações de bairros e sociedade local para diagnóstico dos maiores problemas.
Segundo Zaque, também, será realizado um programa de fortalecimento das polícias Civil e Militar, pautado no aumento do efetivo das duas instituições.
"O efetivo é algo que nos preocupa. Estamos passando por um momento de enxugamento da máquina e essa é também uma meta da Segurança Pública. Pensando nisso, temos que trabalhar com prioridades, tirar de onde não é tão urgente e estratégico e direcionar para onde a população sente”, disse.
Outros compromissos
Outro compromisso de Zaque será a implementação de políticas de Segurança Pública no modelo de gestão integrada e regionalizada.
Nela será desenvolvida uma articulação junto ao poder judiciário relacionados a roubos e homicídios para maior eficiência nas varas criminais de inquéritos, crime organizado e criação da vara especializada de crimes contra a administração e crimes fazendários.
Além disso, será criado em cinco grandes municípios do Estado o Gabinete de Apoio à Segurança Pública.
Zaque também deverá garantir o fardamento adequado aos militares do CBMMT; implementar um conjunto de ações repressivas, alinhadas aos programas pacto contra a impunidade; reestruturar plantões e sistemas de rodízio; reativar e redistribuir delegacias; e implementar ações focadas na redução da criminalidade.
Avaliação de Resultados
Conforme esclarece a cláusula quinta do contrato de acordo de resultados, o desempenho do secretário e sua equipe quanto ao cumprimento das metas estabelecidas, será monitorado e avaliado a partir de uma ação conjunta envolvendo o próprio secretário, o governador, o vice-governador e a Secretaria de Planejamento.
Ao longo da vigência do contrato, serão avaliadas se os compromissos foram cumpridos plenamente, cumpridos com pequenas ressalvas, cumprido com ressalvas ou não cumpridos.
Segundo afirmou o governador Pedro Taques, na data de assinatura dos contratos, serão realizadas reuniões periódicas, para que os resultados alcançados sejam apresentados à sociedade.
CLIQUE AQUI e confira na íntegra o acordo firmado para a área da Segurança.
Comentários