O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, nomeou nesta segunda-feira Serik Ajmetov como novo primeiro-ministro da república centro-asiática, após aceitar, momentos antes, a renúncia de Karim Maximov.
Nazarbayev assinou o decreto de nomeação na câmara baixa do Parlamento cazaque após obter aprovação unânime dos deputados, como exige a Constituição da antiga república soviética, informaram as autoridades do país.
Depois que o presidente do país aceitou a renúncia de Maximov, o ex-primeiro-ministro foi nomeado chefe da Administração da Presidência de Nazarbayev, segundo a imprensa local.
O novo primeiro-ministro tem nove dias para configurar seu Gabinete, que deverá ser aprovado pelo presidente.
Os deputados consultados pela agência russa "Interfax" após a nomeação, não esperam grandes mudanças no novo Executivo.
"Pode haver mudanças no bloco social, onde há falhas, como no trabalho e na agricultura. Além disso, também podem surgir perguntas sobre o sistema sanitário", comentou o parlamentar Vladislav Kosariov.
O líder do partido Ak Zhol, Azata Peruashev, considerou que os problemas atuais do Cazaquistão têm a ver com "a modernização social, o desenvolvimento da economia produtiva, a agricultura, os serviços comunitários, a formação profissional e a habitação".
Ajmetov é doutor em ciências econômicas e engenheiro de metalurgia. Da mesma forma que Maximov, esteve à frente do Ministério de Transportes e Comunicações entre 2006 e 2009.
Maximov, de 47 anos e que exercia o cargo de primeiro-ministro desde 2007, já havia dirigido o banco central cazaque e o Ministério de Transportes e Comunicações.
Comentários