Cuidados com o manejo aumentam produtividade de mel em Mato Grosso Manejo correto das colmeias é essencial para aumento da produção. Apicultor possui 400 enxames e produz cerca de 50 toneladas/ano.
O estado de Mato Grosso produz aproximadamente 430 toneladas de mel por ano. Produtores acreditam na expansão desse mercado ainda pequeno se comparado com outros estados, que chegam a produzir 17 vezes mais. O manejo correto das colmeias é essencial para obter um bom resultado.
De acordo com Sérgio Celmer, apicultor do Norte do estado há 30 anos, as roupas de proteção e o uso do fumegador, cuja fumaça deixa as abelhas mais lentas, são os cuidados indispensáveis para evitar acidentes. “Não se pode brincar com abelha, ela ferroa se der bobeira, então é bom ter equipamento”.
Celmer é um dos maiores apicultores do estado, pois possui 400 enxames que produzem cerca de 50 toneladas de mel por ano. Para ele, as principais técnicas aplicadas foram a troca da rainha e a alimentação das abelhas antes da florada. Esses manejos, segundo o produtor, colaboraram para o aumento da produtividade.
A atenção com as rainhas é determinante para uma boa produção, uma vez que elas são responsáveis por manter a população da colônia, que pode chegar a 100 mil indivíduos. A rainha se sobressai pelo maior tamanho e é a única fêmea fértil. Como o potencial reprodutivo cai a partir do segundo ano, Celmer realiza a substituição da rainha, investindo na compra de uma linhagem de alta produtividade.
Outra maneira de melhorar a produtividade aplicada pelo apicultor é a preparação do enxame antes da florada. Posicionar as colmeias em locais com flores de várias espécies, alimentar as abelhas com extrato de soja com mel e também mel sem condições de comercialização, e ainda trocar a cera velha por cera nova são as técnicas utilizadas pelo apicultor.
“Nós dependemos da natureza, se der bastante flor, automaticamente vai dar bastante mel e se a natureza não florar ou florar menos, vai dar menos mel”, finaliza Sérgio Celmer.
Comentários