Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 16:47

    Imprimir


O Grêmio pode ganhar mais um reforço para 2015. E não é nenhum novo jogador. A comissão técnica coloca em prática na pré-temporada em Gramado um plano para transformar a relevância dos goleiro, além, claro, da sua natural função de evitar gols. O preparador Rogério Godoy começa a implantar conceitos de saídas da meta com o pé. A inspiração vem da Alemanha, do goleiro Manuel Neuer.

O carismático dono das traves da seleção de seu país e do Bayern de Munique assombrou os olhos do mundo ao se mostrar um autêntico líbero, a ponto de perseguir adversários perto da intermediária e ainda dar um bote perfeito. Curiosamente, foi um dos algozes de Felipão no trágico 7 a 1 na semifinal do Mundial. Não à toa foi finalista da Bola de Ouro da Fifa nesta semana, ficando atrás somente de Messi e Cristiano Ronaldo.


marcelo grohe treino com pés grêmio pré-temporada gramado (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)Marcelo Grohe em treino com a bola nos pés em Gramado (Foto: Lucas Rizzatti/GloboEsporte.com)

Exemplos e coincidências à parte, Rogério Godoy tem a sua própria linha de ação. A ideia foi elaborada no final do ano passado, e o próprio preparador admite que, no início, houve resistência por parte dos goleiros. As atividades com a bola nos pés, portanto, são implementadas aos poucos, num trabalho a longo prazo.

- A gente tenta dar esse suporte (treino com os pés). As transições muitas vezes passam pelo goleiro. Ontem (terça-feira), foi feito um trabalho assim, de posse de bola. Isso é importante para conseguir a confiança necessária quando o goleiro for necessitado - explica. - É um conjunto de ações. O goleiro tem que ter essa qualidade a mais. A resistência deles sempre vai ter no começo. Se você for ver, o posicionamento dos goleiros do Grêmio já mudou nas bolas paradas no ano passado, estavam mais adiantados. Houve resistência no início, mas já estamos desenvolvendo agora de maneira mais segura.

Islam Slimani e Manuel Neuer Alemanha x Argélia (Foto: Getty Images)Neuer sai da área e dá seu tradicional peixinho 

para afastar o perigo durante a Copa (Foto: Getty Images)

Rogério citou o treino da tarde de terça, em que os goleiros Marcelo Grohe, Tiago, Leo e Vitor se tornaram jogadores de linha num trabalho em dois toques, num campo reduzido. Mas o bom desempenho não depende só do preparador e seus pupilos. Ele projeta uma concepção integrada com toda a comissão técnica. Até porque, na sua visão, é mais fácil a adaptação do goleiro a essa alternativa na Europa, dada a qualidade dos gramados.

- Você vai ver mais isso na Europa, em que os gramados são tapetes. Eu acho que ajuda muito, mas não é fácil. Tem que ter um trabalho integrado para conseguir essa forma de atuar.

O trio de jovens goleiros que espera uma brecha de Marcelo Grohe no time titular aprova o novo método. Afinal, Tiago, Leo e Vitor podem ter suas particularidades e características diferentes em campo, mas jamais discordarão sobre a admiração que nutrem pelo alemão Neuer.

A minha referência é o Neuer, que joga com os pés, é muito frio... são qualidades que eu procuro ter
Vitor, quarto goleiro do Grêmio

- Admiro muito o Neuer. Ele joga de uma maneira muito diferente. Sempre procuro aprender vendo as partidas dele - conta Leo, terceiro goleiro.

- A minha referência é o Neuer, joga com os pés, é frio... são qualidades que eu procuro ter - completa Vitor, que realiza sua primeira pré-temporada com o grupo profissional.

Em meio à pré-temporada, o time fará dois amistosos na Serra, em 18 e 21 de janeiro, contra Gramadense e Novo Hamburgo, respectivamente. No dia 25, vai ao Paraná enfrentar o Cascavel, antes da estreia no Gauchão, em 31 de janeiro, diante do União Frederiquense, na Arena. Testes de sobra para ver se haverá um pouco de Manuel Neuer em cada goleiro tricolor.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407158/visualizar/