Plantio da segunda safra de milho começa em Mato Grosso Área chega a menos de 1%, mas já mostra movimentação para a cultura. Cereal vai perder 392 mil hectares em espaço nesta temporada 14/15.
Mato Grosso deu a largada no plantio da safra de milho safrinha. Até esta sexta-feira (16), o cultivo do cereal chegava a 0,94% do total plantado. O número, apesar de tímido, já registra a movimentação em torno desta cultura no estado.
De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), cinco das sete regiões acompanhadas já iniciaram a semeadura: Oeste (1,75%), Médio-Norte (1,17%), Sudeste (0,70%), Centro-Sul (0,54%) e Nordeste (0,10%).
Quase 3 milhões de hectares (2,8) serão ocupados pelo milho na atual temporada. Tamanho inferior quando comparado ao ciclo 2013/14, quando foram 3,2 milhões de hectares.
A queda de aproximadamente 392 mil hectares pode ser explicada pelos reflexos ocasionados em função do atraso no plantio da soja (baixos volumes de chuva), que geraram incertezas quanto à janela ideal de cultivo do cereal.
Se as estimativas feitas setor produtivo mato-grossense forem confirmadas, o estado deve colher 14,5 milhões de toneladas de safra, com recuo de 3,1 milhões de toneladas no comparativo com a temporada anterior, que fechou em 17,7 milhões de toneladas.
Comentários