Saúde faz curso sobre Chikungunya
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, por meio do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana, realiza neste mês curso de capacitação sobre a febre Chikungunya. O objetivo é prevenir os agravos à saúde relacionados à febre, bem como habilitar médicos e enfermeiros para a detecção precoce dos casos, atendimento oportuno, tratamento adequado e reabilitação dos mesmos, quando se fizer necessário.
Intitulado “Febre de Chikungunya: aspectos clínicos, assistência ao paciente e ações de vigilância, a capacitação”, o curso acontecerá no Auditório da Unimed Cuiabá, nos dias 27 e 29 de janeiro, nos períodos vespertino e noturno. O curso será ministrado pela doutora Silbene Lotuffo, médica pediatra do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e referência da Secretaria de Estado de Saúde para o agravo.
O evento é destinado aos profissionais de saúde que atuam nas unidades de atenção primária, secundária e terciária (médicos e enfermeiros), bem como unidades de reabilitação (fisioterapeutas), das redes pública e privada dos municípios da Baixada Cuiabana. Servidores que compõem o quadro técnico do nível central das Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pelas áreas de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde, também serão capacitados.
CHIKUNGUNYA - A febre de Chikungunya, causada pelo vírus Chikungunya, é uma doença arboviral transmitida pela picada dos mosquitos Aedes, Ae. aegypti e Ae. albopictus, infectados. A doença já afetou milhões de pessoas e continua a causar epidemias em muitos países, até o momento nenhum caso foi confirmado em Mato Grosso. Embora os vírus da Febre Chikungunya e da Dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes, provocando febre alta, dor de cabeça, dores articulares e dores musculares.
Comentários