Apreensão de drogas cresce 200%
A apreensão de mais de uma tonelada de drogas pelo Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) em 2015 representou um aumento de 200% em relação a 2013. Os dados são resultados das ações integradas na região da divisa do Brasil e Bolívia.
No balanço das atividades realizadas em 2014, divulgado na manhã de ontem, 198 veículos foram recuperados, 1.784 munições apreendidas e 54 armas retiradas de circulação.
Conforme o comandante do Gefron, o tenente-coronel PM Wancley Correa Rodrigues, o grupo está focado na repressão, e tem sentido a necessidade de trabalhar também na prevenção.
“As pessoas que atuam como ‘mulas’, transportando drogas, em um futuro não muito distante se tornarão traficantes. E é para prevenir especialmente esse crime, típico da região de fronteira, que vamos realizar um projeto diferente com a comunidade”, explicou.
O comandante se refere ao projeto de inclusão digital, que será realizado em parceria com o Conselho Tutelar, ocupando crianças, adolescentes e seus pais.
A base do Gefron, no município de Porto Esperidião (342 km de Cuiabá), funciona também a Delegacia Municipal, onde trabalham em conjunto as polícias Civil e Militar. Rodrigues também frisou a importância da qualificação dos profissionais para atuações diferenciadas, como ações em matagal e “cabriteiras”.
“São esses treinamentos que melhoram a qualificação dos profissionais, e consequentemente os resultados das ações”, finalizou o comandante.
O novo secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque e o secretário Executivo de Segurança Pública, Fábio Galindo, estiveram no local e conheceram a unidade, que contará com o espaço onde será desenvolvido o projeto de inclusão digital.
“Estamos sensíveis às necessidades e queremos atuar de forma comprometida com a sociedade. Os resultados da produtividade do grupamento é que vai nortear os investimentos que o Gefron irá receber”, destacou.
Conforme Zaque, o Estado vai priorizar as unidades que apresentarem melhores desempenhos e produção. (YR)
Comentários