EUA anunciam transferência de mais 5 presos de Guantánamo Quatro deles serão levados a Omã e o outro para a Estônia. Até agora, 20 detentos deixaram a base norte-americana em Cuba.
O Departamento de Defesa dos Estados anunciou nesta quarta-feira (14) a transferência de mais cinco presos de Guantánamo. Todos os detentos são iemenitas e quatro deles serão levados para Omã e o outro para a Estônia. São as primeiras transferências do ano a países que ainda não receberam os presos da base cubana.
Os prisioneiros enviados a Omã são: Al Khadr Abdallah Muhammad Al Yafi, Fadel Hussein Saleh Hentif, Abd Al-Rahman Abdullah Au Shabati, e Mohammed Ahmed Salam, enquanto Akhmed Abdul Qadir foi levado para a Estônia. Eles foram presos no Paquistão por supostas ligações com o grupo terrorista Al-Qaeda.
Este é mais um passo na estratégia do governo Obama de fechar a prisão - que ainda abriga 122 presos -, uma de suas promessas de campanha de 2008 ainda não cumprida. O democrata corre contra o tempo para fechar o centro de detenção nos últimos dois anos de seu mandato, mas encontra forte oposição republicana, que tem o controle absoluto do Congresso.
No último mês, a Casa Branca transferiu 20 presos: além dos 5 anunciados nesta quarta, 6 foram enviados ao Uruguai, 4 foram repatriados para o Afeganistão e outros 5 enviados para o Cazaquistão.
Após os recentes ataques terroristas em Paris, a oposição republicana no Senado apresentou um projeto de lei para limitar a capacidade do presidente na hora de transferir prisioneiros de Guantánamo.
O centro foi criado pela administração de George W. Bush após os atentados de 11 de setembro de 2001 para abrigar suspeitos de terrorismo e já foi ocupado por cerca de 800 prisioneiros, a maioria deles sem acusações.
Comentários