Deputado e secretário defendem consenso na disputa da Mesa Para ambos, isso daria legitimidade à chapa e evitaria desgastes futuros ao Executivo
O deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM) e o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, afirmaram, na manhã desta terça-feira (20), que defendem a formação de uma única chapa para a eleição da próxima Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Para ambos, o consenso daria legitimidade à chapa e evitaria possíveis desgastes futuros ao Executivo Estadual.
“Seria o melhor caminho até pela questão de governabilidade e administração do próprio parlamento. Quando você tenta compor uma chapa única mostra a maturidade dos deputados. Então, muitas "Seria o melhor caminho até pela questão de governabilidade e administração do próprio parlamento. Quando você tenta compor uma chapa única mostra a maturidade dos deputados" vezes, é melhor buscar o entendimento. E é preciso entender que para você ser líder não é por proporção, mas por indicação dos liderados”, afirmou o deputado.
“Além disso, o próprio governo sai fortalecido com a unidade dentro da Assembleia. Porque mesmo que tenhamos uma oposição, ela será uma oposição de trabalho, que vai trazer frutos ao desenvolvimento do Estado e não, somente, para jogar pedra na vidraça”, disse.
Para que o consenso se concretize, o deputado do DEM afirmou que é preciso, primeiro, haver um entendimento entre os quatro nomes que estão na disputa.
Hoje, as duas chapas que concorrem à mesa são: Guilherme Maluf (PSDB), candidato a presidente, e Mauro Savi (PR), candidato à primeira-secretaria; e Emanuel Pinheiro (PR), candidato à presidência, e Eduardo Botelho (PSB), primeiro-secretário.
“Acredito que o PR precisa buscar um entendimento interno. Acho que pode compor o governo com o PR. Se o PR está praticamente participando seja na presidência ou primeira-secretaria nos dois grupos, que se busque a unidade entre eles”, disse.
“Hoje, temos dois nomes no PR, Emanuel Pinheiro e Mauro Savi, e aqui temos o Guilherme Maluf e Eduardo Botelho. Que eles façam um entendimento entre eles e mantenham a unidade”, afirmou.
O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que acredita que "consenso" seria melhor saída para próxima Mesa da AL “Mudança”
O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, disse acreditar na possibilidade dos deputados conseguirem formar uma chapa de consenso.
“Concordo que o consenso é melhor em termos de eleição de Mesa Diretora de Assembleia, mas também devo dizer que não se pode ter medo do embate, da disputa. Mas, pelo que tenho ouvido dos deputados, é possível que haja um consenso”, disse.
No entanto, ele ressaltou que o governador Pedro Taques (PDT) apoia a chapa que estiver comprometida com as “mudanças” desta gestão.
“A palavra de ordem é mudança. O único desejo do governador Pedro Taques é que essa nova Mesa seja comprometida com as mudanças que queremos implantar”, afirmou.
Comentários