Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Terça - 20 de Janeiro de 2015 às 14:41

    Imprimir


O senador Blairo Maggi (PR) se reuniu com o governador Pedro Taques (PDT), na manhã dessa segunda (19), para debater a eleição da Mesa Diretora da Assembleia. No encontro, o republicano tentou reverter à resistência do Palácio Paiaguás à indicação do deputado estadual Mauro Savi (PR) para 1º secretário na chapa que será presidida pelo tucano Guilherme Maluf.

Mauro Savi, que participou da conversa entre Blairo e Taques, prometeu ajustar a Assembleia ao discurso de mudança pregado pelo Governo estadual. Além disso, o republicano reafirmou que as propostas da Mesa Diretora se sobrepõem aos nomes que farão da parte da composição.

O chefe da Casa Civil, Paulo Taques, confirmou a intervenção de Blairo em favor do correligionário. Entretanto, lembra que o governador voltou a afirmar que o Executivo não vai interferir na eleição da Mesa Diretora. “O senador Blairo Maggi hipotecou apoio a Mauro Savi, o que é legítimo e faz parte do jogo democrático. A reunião aconteceu e não é segredo. Os assuntos tratados no encontro são de interesse público”, declarou Paulo Taques.

A intervenção de Blairo não foi capaz de vencer a resistência de Taques. Contra o republicano, pesa o fato de pertencer ao grupo político adversário do governador. Além disso, Taques considera que Savi não representa a mudança.

Isso porque o republicano já ocupa o cargo de 1º secretário na Mesa Diretora, presidida pelo deputado estadual José Riva (PSD) e sempre atuou conforme as diretrizes do social-democrata. Para agravar a situação, na semana passada a Justiça determinou o sequestro dos bens de Savi, Riva e do ex-deputado estadual Maksuês Leite em até R$ 2,3 milhões. A decisão foi proferida em Ação Civil que apura possível ato de improbidade administrativa na Assembleia, o que contribui para desgastar ainda mais sua imagem perante o governador.

De acordo com Paulo Taques, o governador decidiu designá-lo para acompanhar a eleição da Mesa Diretora reafirmando a ordem para não interferir nas articulações. Entretanto, nos bastidores, o Governo está atuando para mudar os votos dos deputados estaduais Zeca Viana e Leonardo Albuquerque, ambos do PDT.

A ideia de Taques é demovê-los de votar em Guilherme Maluf e Savi para apoiar a chapa alternativa que deve ser encabeçada por Emanuel Pinheiro (PR) com Eduardo Botelho (PSB) na 1ª Secretária. Na semana passada, o Palácio Paiaguás ainda tentou convencer Maluf a substituir Savi pelo correligionário Ondanir Bortolini, o Nininho. A proposta, no entanto, acabou rejeitada pelo tucano.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/407386/visualizar/