Rio 2016: Valcke sugere cinco cidades e seis arenas no futebol Secretário-geral diz que a Fifa pede que o Comitê Rio 16 use os estádios que foram sedes da Copa do Mundo, mas não se anima com Manaus
Diante da indefinição do Comitê Rio 16 em relação ao número das cidades-sedes do futebol nos Jogos Olímpicos do ano que vem, Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, sugere que o torneio seja sediado em cinco cidades e seis estádios. Além do Rio de Janeiro, receberiam as partidas apenas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador(assista ao vídeo).
- Os jogos são organizados pelo Rio e o futebol é o único esporte que não pode ser jogado em uma cidade apenas. Aconteceu isso em Atenas e Pequim também. O Rio tem dois estádios, Maracanã e João Havelange. Desde o começo falamos de Brasília, Belo Horizonte, Salvador e São Paulo. Seriam cinco cidades e seis estádios - disse, no "Arena SporTV" desta quarta-feira.
Porto Alegre ou Manaus, que se candidataram e buscam sediar jogos da competição, o dirigente se mostrou pouco favorável.
- Falaram que mandariam uma equipe verificar Manaus, que foi ótima na Copa, mas o princípio do Jogos é que eles não aconteçam longe do Rio de Janeiro, para que os atletas fiquem na Vila Olímpica. É diferente da Copa, tem o espírito olímpico, aquela troca entre os atletas, o (Roger) Federer com Neymar, com os nadadores, é uma confraternização do futebol com os demais esportes. Essa é a ideia. Não é outra Copa, são Jogos Olímpicos. Mencionamos essas quatro cidades que não são longe do Rio. Falamos com (Carlos Arthur) Nuzman e com o Comitê Organizador para que falassem com as autoridades brasileiras. Queremos que usem os estádios da Copa, e não gastem dinheiro adicional. Os estádios desenvolvidos são ótimos.
Questionado se São Paulo poderia ter dois estádios, Jérôme disse que a possibilidade não pode ser descartada, mas que é preciso que a escolha seja feita com rapidez. A única proposta da Fifa é que os estádios usados na Copa do Mundo de 2014 sejam novamente aproveitados.
- Claro, o do Corinthians que é de Copa, e o do Palmeiras seria perfeito também, é novo e pode ter um campeonato amanhã de manhã (se for preciso). Mas a posição da Fifa é: usem os estádios da Copa porque se justificam os investimentos. Foi gasto dinheiro para construir e reformar estádios. Há arenas lindas no perímetro de 90 minutos do Rio (...) Isso está sendo discutido há muito tempo e precisa ser finalizada a discussão com o Comitê Organizador. Temos de lembrar que o futebol é quem mais vende ingresso: 50% da venda é do futebol - analisou.
Jérôme Valcke sugere cinco cidades e seis estádios para o futebol nos Jogos Olímpicos do Rio (Foto: Marcelo Braga)
Comentários