Produção e emprego na indústria fecham 2014 em queda, diz CNI Em dezembro, índices foram os menores desde janeiro de 2010. Utilização da capacidade instalada foi a menor para o mês desde 2011.
A indústria brasileira encerrou 2014 com queda na produção e no emprego e aumento na ociosidade, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta terça-feira (27).
O índice de evolução da produção ficou em 38,3 pontos e o de número de empregados em 44,2 pontos em dezembro. Os dois indicadores variam de zero a cem pontos. Abaixo de 50, indicam queda na produção e no emprego.
De acordo com a pesquisa, os dois índices de dezembro de 2014 são os menores desde janeiro de 2010, quando começou a série histórica.
Segundo a CNI, a utilização média da capacidade instalada ficou em 68% em dezembro, o menor percentual registrado para o mês desde 2011.
As condições financeiras das empresas também pioraram no quarto trimestre. "O crescimento dos preços das matérias-primas voltou a se acelerar e a insatisfação com o lucro aumentou", diz a pesquisa, em nota.
Comentários