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Agronegócios
Quinta - 29 de Janeiro de 2015 às 03:52

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Com a presença do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Júnior, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Promoção de Exportações de Frutas e Derivados (Abrafrutas) assinaram, na noite desta terça-feira (27), convênio para a promoção comercial de frutas frescas brasileiras no mercado internacional.

Durante a solenidade, João Martins destacou a importância do convênio que permitirá o fortalecimento do setor e o crescimento das exportações brasileiras de frutas. Ele assinalou que “a parceria vai estimular o produtor rural a ter uma gestão cada vez mais eficiente da sua propriedade. Trará ganhos de produtividade para que o setor aumente suas vendas externas e conquiste novos mercados”.

Trabalho competente - Martins enfatizou ainda a eficiência do trabalho da Abrafrutas que buscou a colaboração e realizou ampla parceria com os pequenos, médios e grandes produtores, num “trabalho sério e profissional”.

O presidente da Abrafrutas, Luiz Roberto Barcelos, destacou que a promoção comercial das frutas frescas brasileiras e de produtos derivados no mercado internacional é a diretriz básica do convênio. A parceria, segundo ele, vai garantir o crescimento das exportações e a diversificação no número de compradores.

Barcelos estima crescimento de 15% nas exportações anuais de frutas pelo Brasil, no decorrer dos próximos cinco anos. Em 2014, o Brasil exportou o equivalente a US$ 630 milhões em frutas.

Vendas externas - Já o diretor de negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana, lembrou que a parceria com a Abrafrutas contribuirá para a retomada das vendas externas das frutas brasileiras, gerando renda e desenvolvimento para as regiões importantes do país, como é o caso do Nordeste.

O convênio, com vigência de dois anos, permitirá investimentos de R$ 5,2 milhões, dos quais R$ 4,2 milhões da Apex-Brasil e R$ 1 milhão da Abrafrutas. Serão realizadas ações típicas de promoção comercial, posicionamento de mercados, capacitação de empresas para exportação e facilitação de negócios, dentre outros pontos de importância estratégica para o segmento.

As 29 empresas participantes do convênio definiram junto com a Abrafrutas oito mercados prioritários para as frutas brasileiras: Estados Unidos; Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Hong Kong, França e Rússia.

A promoção comercial das frutas frescas brasileiras e de produtos derivados no mercado internacional, diretriz do convênio entre Apex-Brasil e Abrafrutas, vai garantir o crescimento das exportações e a diversificação no número de compradores. Em 2014, o Brasil exportou US$ 630 milhões em frutas.





Fonte: CNA

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