Governo e prefeitos querem fim da ‘judicialização’ do destino do Fethab
O encontro do governador Pedro Taques (PDT) com os prefeitos de Mato Grosso começou com pelo menos um consenso: a ‘judicialização’ sobre o destino do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) não é boa para nenhum dos dois lados.
Tanto o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga (PSD), quanto o governador Pedro Taques defendem uma saída que não seja aguardar uma decisão judicial que indique a legalidade da divisão de 50% do fundo com as prefeituras.
Apesar de defender uma saída de consenso, o presidente da AMM fez questão de lembrar que não foi a entidade que entrou na Justiça contra a divisão, e sim a Aprosoja. “Os municípios desejam que as rodovias estaduais tenham condições de trafego, principalmente nesse período de escoamento da safra”, alega Neurilan.
O encontro de Taques com os prefeitos deve durar toda a manhã desta terça-feira (3). De acordo com o cerimonial do governo, 127 prefeitos participam do debate. Além do Fethab, o Governo de Mato Grosso aproveitou a oportunidade para colocar em discussão os repasses para a Saúde e Educação.
Os secretários Marco Aurélio Bertúlio (Saúde), Permínio Pinto (Educação), Marcelo Duarte (Infraestrutura e Logística) e Paulo Brustolin (Fazenda) irão apresentar planos de trabalho aos prefeitos, que depois terão direito a falas.
Comentários